A Ryanair voltou a apelar ao Governo português para resolver os “atrasos significativos” no controlo de fronteiras nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, que fizeram mais de 120 passageiros perder os seus voos no fim-de-semana passado.
“Entre os dias 11 e 13 de Julho, mais de 120 passageiros perderam os seus voos a partir dos aeroportos do Porto, Faro e Lisboa devido a atrasos excessivos no controlo de fronteiras”, sublinha a Ryanair.
A low cost garante ainda que os passageiros que chegaram a Portugal nesses dias “enfrentaram tempos de espera até 90 minutos no controlo de passaportes”.
A companhia aérea indica que os atrasos são “causados por falta de funcionários”, mas o Sistema de Segurança Interna (SSI) do Governo português diz que os atrasos se devem aos novos sistemas de controlo instalados nos aeroportos portugueses em Maio.
Citada no comunicado da Ryanair, Elena Cabrera, chefe de comunicação da Ryanair em Portugal, acusa o Governo português de não ter implementado “nenhuma medida eficaz para resolver esta situação”. Elena Cabrera avisa que “estas perturbações constantes estão a prejudicar o turismo de e para Portugal em plena época alta”.
No início de Junho, a Ryanair já tinha solicitado ao Governo português para resolver estes “atrasos excessivos”. Clique para ler: Mais de 270 passageiros da Ryanair perderam voos por atrasos no controlo de fronteiras em Lisboa, Porto e Faro.
Os novos sistemas de controlo foram instalados nos aeroportos portugueses em Maio e, desde então, os passageiros oriundos de países de fora do Espaço Schengen estão a enfrentar longas filas de espera para passar no controlo de imigração.
No final de Junho, o Sistema de Segurança Interna (SSI) esclareceu que o controlo de fronteiras passou a incluir mais verificações de segurança e consultas a bases de dados internacionais, o que requer “um período de adaptação, tanto dos próprios sistemas, como dos profissionais no terreno”. Clique para ler: Controlo de fronteiras nos aeroportos portugueses precisa de “período de adaptação”.
O caso não é isolado. No dia 2 de Julho, centenas de passageiros perderam os seus voos em Madrid, por atrasos no controlo de passaportes. Clique para ler: Centenas de passageiros perdem voos em Madrid por atrasos no controlo de passaportes.
Para aceder ao site da Ryanair clique aqui.