A Ryanair concluiu esta quinta-feira a instalação de novos medidores de bagagem em 235 aeroportos europeus, para verificar o transporte de bagagem de mão gratuita com dimensões até 40 x 30 x 20 centímetros.
As novas dimensões representam um aumento de 5 centímetros em relação à medida padrão europeia de 40 x 30 x 15 centímetros.
“A Ryanair permite que cada passageiro leve a bordo uma peça de bagagem de mão gratuita, mas esta deve caber debaixo do assento do passageiro”, sublinhou a Ryanair em comunicado.
“Esperamos que os nossos clientes aproveitem estes tamanhos maiores e gratuitos de bagagem de mão”, afirmou Dara Brady, chief marketing officer da Ryanair, citado na nota de imprensa, acrescentando que os passageiros que não cumprirem os novos limites terão de pagar uma taxa na porta de embarque.
No dia 22 de Novembro do ano passado, o Ministério do Consumo de Espanha sancionou cinco companhias aéreas (Ryanair, Vueling, Easyjet, Norwegian e Volotea) por práticas abusivas, como cobrar suplementos pela bagagem de mão, não permitir o pagamento desses custos adicionais em dinheiro ou reservar assentos contíguos para acompanhar pessoas dependentes, de acordo com uma notícia da agência Lusa citada na imprensa portuguesa (para ler na “SIC Notícias” clique aqui).
A multa de 109 milhões de euros imposta à Ryanair foi suspensa no dia 26 de Junho pelo Tribunal Superior de Justiça de Madrid, enquanto se aguarda um veredicto definitivo.






