A Ryanair anunciou hoje que irá operar 19 novas rotas de/para Faro e Porto este Verão, sendo as ligações a Belfast (Irlanda do Norte) e Bristol (Inglaterra) as que terão mais frequências, segundo informações a que o PressTUR teve acesso.
No Algarve, a Ryanair terá oito novas rotas este Verão, que serão Roma Fiumicino (Itália), Toulouse (França), Copenhaga (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Aarhus (Dinamarca), Belfast (Irlanda do Norte), Exeter (Inglaterra) e Frankfurt Hahn (Alemanha).
Os dados a que o PressTUR teve acesso indicam que a ligação Faro – Belfast será operada quatro vezes por semana, enquanto as restantes terão duas frequências semanais.
A Ryanair terá dez aviões baseados em Faro este Verão, mais dois que no ano passado, para operar um total de 47 rotas.
No Porto, a Ryanair terá 11 novas rotas este Verão, que serão Bristol e Leeds, em Inglaterra, Estocolmo (Suécia), Estrasburgo (França), Castellon (Espanha), Maastricht (Países Baixos), Nimes (França), Shannon (Irlanda), Trapani (Itália), Turim (Itália) e Wroclaw (Polónia).
A rota Porto – Bristol terá três frequências semanais, enquanto as restantes serão operadas duas vezes por semana.
A Ryanair terá 12 aviões baseados no Porto este Verão, mais dois que no ano passado, para operar um total de 74 rotas.
As novas rotas da Ryanair para Faro e Porto começam a ser operadas a partir do final de Março, início do calendário de Verão na aviação.
“Maior programação de sempre para o Verão”
Em conferência de imprensa hoje em Lisboa, o CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary, afirmou que terá este ano “a maior programação de sempre para o Verão em Portugal”, com 164 rotas, com as quais espera transportar 13 milhões de passageiros no ano fiscal de 2024, de Abril de 2023 a Março de 2024.
Só Porto e Faro terão novas rotas da Ryanair este Verão, uma vez que na Madeira e nos Açores as taxas aeroportuárias continuam elevadas, e em Lisboa “não temos espaço para continuar a crescer”, frisou Elena Cabrera, country manager para Portugal e Espanha, na mesma conferência de imprensa.
Cálculos do PressTUR a partir dos dados da ANAC indicam que a Ryanair transportou 10,8 milhões de passageiros de e para Portugal em 2022, ficando atrás da TAP, que transportou 13,9 milhões de passageiros.





