A Ryanair anunciou uma base com três aviões em Tirana, na Albânia, a partir do Verão de 2026, e promete continuar a apostar neste destino “desde que, claro, a Albânia mantenha os seus actuais baixos custos de acesso e zero impostos de aviação”.
A companhia low cost vai posicionar três aviões de modelo B737-800 nesta base em Tirana, alegando um investimento de 257 milhões de euros, e introduzindo 10 novas rotas, para um total de 33.
O CEO Michael O’Leary, citado em comunicado, promete que “o crescimento contínuo da Ryanair em Tirana oferece à Albânia uma enorme oportunidade para aumentar o seu tráfego aéreo, turismo e empregos, visto que a Ryanair planeia aumentar para 5 milhões de passageiros anuais e posicionar até seis aeronaves em Tirana, num investimento de 600 milhões de dólares, que acrescenta mais de 20 novas rotas até 2030”, mas não deixa de avisar, “desde que, claro, a Albânia mantenha os seus actuais baixos custos de acesso e zero impostos de aviação, o que estimula o rápido crescimento do tráfego, turismo, investimento e empregos”. Nesta equação faltará provavelmente o lucro que a companhia aérea vai retirar da exploração deste destino.
A companhia aérea vai expandir a sua quota na Albânia para mais de 450 voos semanais com estas 33 rotas, incluindo as novidades de Birmingham, Dublin, Milão, Malta, Nápoles, Pescara, Poznan, Trieste, Turim e Verona, e o aumento de frequências em nove rotas, como é o caso das de Bari, Londres, Praga, Estocolmo e Varsóvia.
Veja também: Ryanair transportou 118,5 milhões de passageiros até Julho
Saiba mais no site da companhia.





