O Reid’s Palace, unidade do grupo de hotéis de luxo Belmond, na Madeira, anunciou que passa a contar com um Creative Executive Chef e que o escolhido é o chef José Diogo Costa, com um percurso profissional que passa por quatro dezenas de países.
Uma informação da unidade hoteleira destaca que José Diogo Costa, natural da Madeira, “já passou por destinos tão distintos quanto Noruega, Chile ou Tailândia”, mas acabou por regressar à terra Natal, para “dar seguimento ao contínuo processo de modernização que o hotel tem alavancando nos últimos anos”.
“Esta aposta criativa acontece com os olhos postos no futuro”, mas também “a pensar na presente necessidade de dar uma resposta ainda mais eficiente, e sempre de excelência, às exigências de novos públicos que têm chegado ao hotel, cada vez mais contemporâneos”.
“José Diogo Costa irá trabalhar em conjunto com os vários chefes residentes do Reid’s Palace no desenvolvimento de novos conceitos e menus para os diversos restaurantes já existentes”, anuncia a mesma informação.
O hotel diz ainda que o seu novo chef analisará “a reformulação de todas as demais componentes gastronómicas que compõem o vasto leque de serviços proporcionados aos hóspedes, desde os caterings de luxo servidos durante as experiências exclusivas do Reid’s Palace, aos eventos especiais que completam a agenda anual do hotel”.
“Estamos muito entusiasmados com a chegada do Chef José Diogo Costa. Natural da Madeira, cidadão do mundo, com carinho especial pelas ilhas e, acima de tudo, detentor de uma criatividade ímpar”, diz uma declaração do director-geral do hotel, Ciríaco Campus citada no comunicado sobre a contratação do novo Creative Executive Chef.
Ciríaco Campus declara ainda que o novo quadro é “exactamente a solução que necessitávamos para fazer face às necessidades do novo público, mais jovem, mais exigente e com enorme curiosidade sobre produção local”.
O comunicado acrescenta que “o terroir madeirense será o ponto de partida deste processo criativo em torno da comida e da bebida, enquanto que o mundo inteiro servirá de inspiração para o resultado final, ou não fosse este um hotel cujo ADN assenta na arte de bem-receber pessoas de destinos tão distintos há mais de 130 anos, sabendo-se reinventar e adaptar a quem o visita, década após década”.
O Reid’se divulgou ainda um perfil do novo executivo, desde a sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e no Porto onde cursou Gestão e Produção de Cozinha, rumando de seguida ao Norte da Europa, para Oslo, “onde trabalhou no restaurante Kontrast, com uma estrela Michelin”, aos seu interesse por viticultura e enologia e ao regresso à Madeira em 2021 e depois à organização do projecto AWC, “direcionado em proporcionar uma experiência única onde o produto local se funde com as experiências vividas dos países por onde passou, harmonizadas com os vinhos do universo do enólogo António Maçanita”.





