A rede de Pueblos Gastronómicos de España, uma associação dedicada à promoção e desenvolvimento de produtos turísticos de municípios espanhóis, fez a sua primeira apresentação internacional esta quarta-feira em Lisboa.
Fundada há cinco meses, a 10 de Abril, a Associação junta 11 municípios espanhóis. De acordo com o presidente, Fernando Valmaseda, há mais 30 municípios em vias de concluir a adesão e mais 102 interessados.
A associação pretende “unir a excelência do turismo em Espanha”, juntando municípios que “preservam a sua história, cultura, património e gastronomia”, onde “um viajante pode ter uma experiencia única e inesquecível”.
A rede foi fundada pelo grupo de comunicação RV Edipress, também liderada por Fernando Valmaseda, pela consultora de projectos turísticos Magnus Nature e pela tecnológica JustGame.
A associação não tem fins lucrativos e as suas actividades são financiadas através de mensalidades pagas pelos municípios associados, de acordo com dirigente. A rede fornece serviços de promoção, comunicação, desenvolvimento de produto, formação, tecnologia e apresentações presenciais para profissionais de turismo em Espanha e no estrangeiro.
Fernando Valmaseda indicou que está prevista a criação de um jogo interactivo para promover cada município, bem como podcasts com geolocalização sobre cada destino associado, através de uma parceria com a Loquis.
O presidente da associação destacou que o objectivo é juntar vários municípios numa só marca, para destacar a sua cultura, património, história e natureza, bem como a sua gastronomia, “que faz parte das raízes e da história de cada lugar, com receitas tradicionais que passaram de geração em geração”.
Um dos primeiros produtos disponibilizados pela rede são as rotas gastronómicas, estando disponíveis três “GastroRutas”, cada uma delas com visitas a três municípios.
A associação também criou dois personagens animados, Fogón e Candela, para protagonizarem as divulgações sobre os municípios e os seus atractivos.
Os primeiros 11 municípios da rede são Alcázar de San Juan, Alhaurín el Grande, Almendralejo, Aracena, Baena, Cangas del Narcea, Llerena, Mora de Rubielos, Riaza, San Cristóbal de La Laguna e Sigüenza.
Além da apresentação desta quarta-feira em Lisboa, a rede de Pueblos Gastronómicos de España vai marcar presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, de 25 de Fevereiro a 1 de Março de 2026.
Para aceder ao site da Rede de Pueblos Gastronómicos de España clique aqui.
Para mais notícias clique: Destinos