A Quinta do Panascal, nas margens do Rio Távora, afluente do Douro, é uma unidade de enoturismo com experiências para individuais ou grupos até 30 pessoas, que podem passear ao seu ritmo entre as vinhas.
A experiência de destaque nesta quinta da Fonseca Porto, que integra o grupo The Fladgate Partnership, é o circuito com áudio-guia com ‘pit-stops’, que permite que ps visitantes passeiem entre as vinhas ao seu ritmo. Os idiomas disponíveis além do português incluem o inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, holandês, dinamarquês e japonês.
Nesta propriedade, os visitantes também têm oportunidade de fazer uma das difererentes provas de vinho do Porto com preços a partir dos 12 euros por pessoa e até aos 42 euros para os “connoisseurs” que querem experimentar vinhos como um Guimaraens Vintage.
E para uma experiência completa, os almoços e jantares confeccionados pela D. Mila têm em comum a sua inspiração tradicional da região, e podem ser experienciados em diferentes pontos da propriedade e em diferentes contextos.
A Quinta do Panascal também dispõe de uma loja no seu centro de visitas com uma série de produtos das diferentes marcas do grupo. O horário de funcionamento do centro é entre as 10h e as 18h30, com meia-hora para almoço entre as 13h e as 13h30.
Miguel Campos, Wine Tourism Manager da Quinta do Panascal e da Quinta da Roêda que acompanhou o grupo de jornalistas na visita às propriedades salientou que esta quinta, devido à sua menor capacidade, é mais direccionada para individuais, trabalhando directamente com a Vintage House para proporcionar experiências aos seus hóspedes.

“Do ponto de vista do cliente, e eu muitas vezes também sou cliente, eu preferiria ir a um sítio com menos gente”, sublinhou o gestor para a área do enoturismo da Fladgate, explicando que na Roêda, por exemplo, tinha acabado de receber um grupo com 200 pessoas.
Durante o período da vindima, os visitantes à Quinta do Panascal têm oportunidade de observar de perto os profissionais que seguem métodos ancestrais desta actividade, particularmente nas melhores vinhas.
Veja também:
The Vintage House Hotel: um hotel vínico 5-estrelas em pleno Pinhão
Vintage House faz o “primeiro ensaio” do chef Carlos Marques
Quinta da Roêda: Uma panóplia de opções vínicas com destaque para os piqueniques e o tour