O relatório inicial da ANA Aeroportos / Vinci entregue ao Governo esta terça-feira prevê que o custo da construção do novo Aeroporto de Lisboa será cerca de 2 mil milhões de euros mais elevado que o previsto pela Comissão Técnica Independente (CTI).
O custo estimado pela ANA / Vinci situa-se entre os oito mil milhões de euros, de acordo com o “Eco”, e os nove mil milhões de euros, de acordo com o “Correio da Manhã”.
A Comissão Técnica Independente (CTI) tinha previsto um custo de 6.105 milhões de euros para a construção de um aeroporto com duas pistas no Campo de Tiro de Alcochete.
De acordo com o “Eco”, o modelo de financiamento assenta na alteração das taxas aeroportuárias e na extensão do contrato de concessão, que vigora até 2062.
Contudo, o Governo admitiu ontem que a construção do novo Aeroporto de Lisboa poderá ter “impacto para os contribuintes”. Clique para ler: Afinal o novo aeroporto de Lisboa poderá ter custos para os contribuintes.
O Governo recebeu o relatório inicial da ANA / Vinci esta terça-feira, dia 17 de Dezembro, e tem 30 dias para analisar a proposta. A previsão do Governo é ter o aeroporto a funcionar entre 2034 e 2035.





