spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Procura por voos continuou a crescer mais do que a oferta em Janeiro – IATA

A procura por voos em todo o mundo continuou a crescer mais do que a oferta no mês de Janeiro, levando a recordes de ocupação, de acordo com os dados divulgados hoje pela IATA.

“Os recordes de ocupação que acompanham esta forte procura são mais um lembrete dos problemas persistentes da cadeia de abastecimento no sector aeroespacial”, destacou Willie Walsh, director-geral da IATA, citado num comunicado.

Os dados divulgados hoje pela IATA mostram que, em Janeiro, a procura por voos em todo o mundo aumentou 10% em relação ao mês homólogo do ano passado, medida em RPK (número de passageiros multiplicado pelo número de quilómetros voados – Revenue Passenger x Km).

Este aumento da procura em Janeiro foi 2,9 pontos percentuais superior ao aumento da capacidade, que foi de 7,1%, medida ASK (número de lugares multiplicado pelos quilómetros voados – Available Seat x Km).

Desta forma, a taxa de ocupação dos voos bateu um novo recorde em Janeiro, ao atingir os 82,1%, o que corresponde a um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação a Janeiro de 2024.

Considerando apenas os voos internacionais, os dados da IATA mostram que o tráfego medido em RPK aumentou 12,4% em Janeiro, superando em 3,7 pontos percentuais o aumento de capacidade medido em ASK, que foi de 8,7%. A taxa de ocupação subiu 2,7 p.p., para 82,6%.

Na Europa, o número de passageiros por quilómetro voado (RPK) em voos internacionais subiu 8,6% em Janeiro, um crescimento superior ao aumento de capacidade em 2,4 p.p., que levou a uma taxa de ocupação média de 79,2%, mais 1,8 p.p. que em Janeiro de 2024.

A IATA é uma associação internacional de companhias de aviação, que reivindica a representação de mais de 80% do tráfego aéreo global, incluindo cerca de 330 companhias.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da IATA clique aqui.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -