A presidente do município de Cancún, Ana Paty Peralta, indicou que os proprietários dos hotéis são responsáveis pela limpeza das suas zonas de praia e pelo transporte do sargaço para tratamento.
A versão norte-americana do Reportur dá conta de uma reacção negativa de um ex-presidente da Associação de Hotéis de Cancún, Puerto Morelos e Isla Mujeres, Roberto Cintrón Gómez, director do Hotel Flamingo Cancún, em relação a declarações da autarca de Cancún que incute responsabilidade aos proprietários hoteleiros em relação à remoção de sargaço das suas zonas de praia e do seu transporte para a zona de tratamento.
A publicação local Info Quintana Roo já tinha dado conta da declaração de Ana Paty Peralta, “se tens praia, limpa-a”, em meados de Junho, sendo que no mês de Julho, é esperado que a concentração desta marcoalga aumente na região (Elevado volume de sargaço no Atlântico preocupa México e Caraíbas).
Cintrón Gómez reforçou a sua posição apontando que a hotelaria já paga taxas pelo direito a saneamento ambiental, considerando que as receitas destas taxas devem ser utilizadas para adquirir maquinaria especializada para remover o sargaço.
Saiba mais no TurismoCancun.