spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Portugal superou mesmo os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2024

O Banco de Portugal divulgou hoje a estimativa preliminar sobre a evolução dos gastos de turistas estrangeiros em Dezembro, indicando um aumento de 8,9%, o que significa que Portugal superou mesmo os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2024, como previsto.

O aumento das receitas turísticas em 8,9% em Dezembro de 2024 corresponde a uma subida de cerca de 128,8 milhões de euros em relação a Dezembro de 2023.

Desta forma, de acordo com os dados preliminares do banco central, com este crescimento em Dezembro, Portugal somou cerca de 27.609,54 milhões de euros de receitas turísticas em 2024, alcançando assim a previsão do Governo, que apontava para superar os 27 mil milhões de euros.

Os gastos de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram em todos os meses de 2024, tendo os crescimentos relativos mais fortes ocorrido em Março (+17,3%), Fevereiro (+14,1%), Maio (+11%) e Janeiro (10,9%).

Entre os crescimentos mais fortes seguiram-se Junho (+9,5%), Julho (+9,1%), Setembro (+8,9%), Outubro (+7,4%), Novembro (+6,2%), Abril (+6%) e Agosto (+4,3%).

Sobre os gastos dos turistas portugueses em viagens e turismo no estrangeiro no mês de Dezembro, a informação divulgada hoje pelo Banco de Portugal indica um crescimento de 8%, após um aumento de 7,9% em Novembro.

O Banco de Portugal sublinha que “as séries apresentadas são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos) como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos)”.

O banco central salienta que a informação “baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no Bpstat”.

Ver também: Portugal somou até Novembro mais de 26 mil milhões de euros de receitas turísticas

Para aceder ao site do Banco de Portugal clique aqui.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -