spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Portugal prepara estratégia para captar eventos desportivos internacionais de interesse turístico

Os secretários de Estado com as tutelas do Turismo e do Desporto criaram um grupo de trabalho para preparar uma estratégia de captação de eventos desportivos internacionais de interesse turístico para Portugal, anunciou hoje o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Economia e do Mar começa por indica que a estratégia será uma “base de mobilização dos agentes desportivos e turísticos, promovendo a sua qualificação e capacitação ao mesmo tempo que valoriza e promove um maior aproveitamento dos seus equipamentos e competências”.

Por outro lado, acrescenta, a estratégia “também trará um maior valor-acrescentado para as comunidades locais ao mesmo tempo que promoverá valores como a saúde, bem-estar, superação e autorrealização de todos os envolvidos, praticantes e profissionais”.

Os primeiros resultados do grupo de trabalho hoje anunciado serão apresentados até ao final do ano. O grupo é composto pelas principais entidades dos dois sectores, incluindo o Turismo de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, a Fundação do Desporto e a Associação Nacional de Municípios, cada uma com um representante, não remunerado.

Citada no comunicado, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, afirmou que “este grupo de trabalho tratará de apurar o impacto económico, financeiro e social dos eventos desportivos internacionais acolhidos e apoiados em 2019/22 e de definir uma matriz proporcional de apoio público que será investida na captação e organização de eventos desportivos em Portugal por via do Estado Central, nalguns casos concertados e potenciados pelos agentes privados, ajudando à promoção de Portugal enquanto destino de turismo desportivo”.

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, sublinhou que “Portugal tem mostrado nos últimos anos que é um destino de excelência para este tipo de eventos, tendo organizado com reconhecido sucesso torneios e fases finais bastante prestigiados”.

Agora, acrescentou, “o Governo quer consolidar a posição portuguesa enquanto organizador de eventos desportivos das mais diversas modalidades, apostando igualmente nos eventos internacionais de desporto feminino”.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias