Portugal é um dos principais mercados emissores de turistas para os estados do Nordeste brasileiro, sendo o líder nos estados do Ceará e de Rio Grande do Norte.
O estado brasileiro do Ceará recebeu 41,7 mil turistas internacionais, indica o Diário do Nordeste, citando dados do Ministério da Justiça, 9,5 mil dos quais são oriundos de Portugal. França, Itália e Estados Unidos, com respectivamente 7,3 mil, 6,97 mil e 4,96 mil turistas, são os mercados que se seguem.
No estado de Rio Grande do Norte, Portugal é o principal mercado emissor, com 4.067 turistas, seguido da Argentina (3.624) e de Itália (1.723).
Na Bahia, em Pernambuco e em Alagoas, o mercado português é o segundo principal emissor de turistas.
No estado da Bahia, o top 10 dos principais mercados emissores tem oito países europeus, totalizando 54,244 turistas internacionais a chegar por via aérea, sendo o estado nordestino que mais turistas estrangeiros recebeu. Neste caso, a Argentina, com 26.047 turistas, e o Uruguai, com 2.171, os dois únicos países não europeus do ranking, têm uma quota de mercado maior do que o conjunto dos países europeus.
O estado de Pernambuco recebeu cerca de 16,6 mil turistas internacionais, sendo o Uruguai o principal mercado emissor, com 7.830 turistas, seguido de portugal, com 5.848 turistas, e dos Estados Unidos, com 4.663. À semelhança do estado da Bahia, o conjunto dos países não-europeus, Uruguai, Estados Unidos e Argentina (3.931) tem uma quota de mercado superior à do conjunto dos países europeus.
Já o estado de Alagoas tem a Argentina com o principal mercado emissor, com 4.072 turistas, Portugal em segundo lugar, com 1.163, e a Itália em terceiro, com apenas 253 turistas.
Veja também: Agosto no Brasil foi o mês com mais gastos de turistas estrangeiros
Consulte aqui a página oficial de turismo do Brasil.