O Porto de Sesimbra vai ter novas áreas dedicadas à actividade marítimo-turística para “resolver conflitos históricos”, anunciou a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
O anúncio resulta de uma reorganização do plano líquido do Porto de Sesimbra, para “resolver conflitos históricos entre actividades e preparar a infraestrutura para os desafios dos próximos anos”, de acordo com um comunicado.
Com a criação de novas áreas dedicadas à actividade marítimo-turística, a APSS pretende acomodar “um sector em crescimento que tem vindo a ganhar peso na economia local”.
Por outro lado, a Administração sublinha que a actividade piscatória é o elemento central da reorganização, uma vez que Sesimbra “é o principal porto nacional em volume de pescado descarregado e o segundo em valor”.
A reorganização do plano líquido do Porto de Sesimbra prevê “a definição clara de zonas de operação e regras de parqueamento”, para “reduzir conflitos entre operadores”, “melhorar a segurança” e “aumentar a eficiência logística”.
A APSS sublinha que o reordenamento “garante a manutenção de todos os operadores actualmente instalados, tendo como base a capacidade existente”.
“O objectivo é valorizar a identidade piscatória de Sesimbra, ao mesmo tempo que se criam condições para o crescimento sustentável de actividades complementares como a náutica de recreio e o turismo marítimo”, sublinha a Administração.
O reordenamento do porto foi discutido no dia 2 de Abril entre a APSS e diversas associações e entidades, de acordo com o comunicado divulgado pela APSS.
No final de Março, a APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos alertou para a redução do espaço disponível para as empresas marítimo-turísticas, resultante da atribuição de uma área do Porto de Abrigo ao Clube Naval de Sesimbra. Clique para ler: APECATE alerta para ameaças à actividade marítimo-turística em Sesimbra.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra clique aqui.




