Portalegre vai receber a primeira edição do HART – Heritage Adaptive Reuse in Tourism, a 28 e 29 de Maio, onde vai ser debatido “o turismo e o património criativo e industrial”.
Portalegre vai receber o HART, evento que “promove a reflexão sobre as intersecções entre património cultural e turismo, mobilizando o conhecimento científico e académico para um debate centrado na reutilização adaptativa do património”. Esta primeira edição do evento centra-se no “património e turismo criativo e industrial”.
O HART – Heritage Adaptive Reuse in Tourism é organizado pelo CARE – Centro de Investigação em Ciências Sociais e da Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre, pelo OPAC – Observatório Português das Actividades Culturais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo”.
O certame vai contar com oradores de diferentes países como o Reino Unido, Grécia, Roménia, Espanha e Itália, sessões de showcase de boas práticas e workshops temáticos, organizado em diferentes espaços.
“O turismo e o património são indissociáveis e vale a pena reflectir sobre as abordagens de adaptação dos sítios patrimoniais às actividades turísticas, com a perspectiva de desenvolvimento sustentável dos activos e das comunidades”, afirmou José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, acrescentando que “com este evento, pretendemos analisar e discutir os modelos actuais e reflectir sobre o futuro”.
O público-alvo do evento consiste em indivíduos com capacidade para tomar decisões, académicos, investigadores e profissionais do sector do turismo e da área do património.
Veja também: Vê Portugal junta todas as Entidades Regionais de Turismo
Saiba mais no site do evento.





