spot_img
- Publicidade -

Etihad já voa para Chiang Mai

HD Hotels abre resort em Fuerteventura

Eurostars inaugura hotel em Samaná

- Publicidade -

Polónia espera recuperar turismo português com novos voos e diversificação da oferta

A Polónia está a diversificar a oferta turística com mercados de Natal e propostas de turismo activo, uma estratégia que, aliada ao reforço dos voos de/para Portugal, deverá ajudar a recuperar as chegadas de portugueses, prevê Agata Witoslawska.

A directora do Turismo da Polónia para Espanha e Portugal falou aos jornalistas esta quarta-feira em Lisboa, num evento que juntou agências de viagens e operadores turísticos portugueses com empresas turísticas da Polónia.

Agata Witoslawska revelou que o país recebeu mais de 60 mil turistas portugueses em 2024, tendo ficado cerca de 14% abaixo dos 71 mil de 2019, pré-pandemia.

A executiva associa a quebra de turistas portugueses a receios relacionados com a guerra na Ucrânia, mas garante que são infundados, porque as batalhas decorrem “muito longe da Polónia”.

“A vida na Polónia está normal, o país é seguro, a guerra na Ucrânia não afecta as visitas e não afecta os serviços turísticos”, assegura Agata Witoslawska.

Outro factor que poderá afectar a atractividade da Polónia para os portugueses é a ideia que têm do país. “Muitos não se apercebem de que a história da Polónia tem mais de mil anos”, sublinhou a executiva.

Agata Witoslawska frisou que os portugueses conhecem sobretudo a história da Polónia relacionada com a Segunda Guerra Mundial. “Muitos portugueses viram «A Lista de Schindler», filmado em Cracóvia, e “O Pianista”, filmado em Varsóvia”, e, por isso, “a imagem que têm do país é de destruição”.

Este imagem “cinzenta” que muitos portugueses têm da Polónia “não é real” garante Agata Witoslawska. “Há muita cor e há muito para visitar, não só nas cidades de Varsóvia e Cracóvia, mas também em Gdansk e noutros locais”.

Diversificar a oferta

“Estamos a conversar com os operadores turísticos em Portugal para os convencer a criar novos programas na Polónia, incluindo viagens relacionadas com mercados de Natal”, programas de turismo activo e city breaks, sublinhou a directora ibérica do Turismo da Polónia.

A ligações entre Portugal e a Polónia foram reforçadas este mês com os novos voos da LOT Polish Airlines, que está a voar entre Lisboa e Varsóvia desde 3 de Fevereiro, cinco vezes por semana, e vai aumentar a oferta para voo diário a partir de segunda-feira, dia 24 de Fevereiro.

Para encorajar as agências de viagens e os operadores turísticos portugueses a diversificar a sua programação para o país, o Turismo da Polónia vai convidar cinco empresas portuguesas a participar no Workshop Buy Poland, em Setembro, em Varsóvia. Este evento inclui uma viagem de familiarização (fam trip) para mostrar atractivos turísticos da Polónia focados em diferentes segmentos como férias em família, city breaks, turismo activo e turismo de saúde e bem-estar.

O Turismo da Polónia também vai estar presente na BTL, maior feira turística portuguesa, a decorrer de 12 a 16 de Março na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.

O Workshop do Turismo da Polónia realizado esta quarta-feira em Lisboa decorreu no âmbito da presidência polaca do Conselho da União Europeia e contou com a participação da embaixadora da Polónia em Lisboa, Dorota Barys.

No evento, as agências e os operadores portugueses tiveram oportunidade de contactar com representantes da Poland Tour Team, da Travel & Styl, LOT Polish Airlines, Mazovian Travel, Turismo da Polónia, Ernesto Travel, Furnel Travel International e Jan-Pol Incoming.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site do Turismo da Polónia clique aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -