spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

POCTEP abre candidauras para Projectos de Cooperação Transfronteiriça

O POCTEP, Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal lançou hoje, 16 de Junho, a 8ª convocatória para candidaturas de projectos transfronteiriços.

Esta iniciativa, que termina a 12 de Setembro tem o objectivo de “apoiar projectos que promovam o desenvolvimento local integrado e inclusivo em zonas não urbanas, alinhados com o Objetivo 5.2 da Prioridade 6 do programa, abrangendo dimensões sociais, económicas, ambientais, culturais, turísticas e de segurança”.

Estes projectos devem estar enquadrados com uma das sete estratégias de desenvolvimento territorial aprovadas pelo POCTEP.

Para a região do Norte de Portugal, indica a CCDR-Norte, foram aprovadas as estratégias do Espacio NORCyL, que integra quatro áreas entre esta região e Castela e Leão promovendo acções com base nos valores naturais e culturais comuns, do Rio Minho 2030, que se concentra no desenvolvimento do território transfronteiriço do rio Minho fortalecendo a cooperação entre os municípios galegos e portugueses, e ainda do EGEXUR 25-30, que se foca na conservação ambiental, gestão sustentável dos recursos naturais e na resposta aos desafios como incêndios e espécies invasoras da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Será promovido um webinar para esclarecer dúvidas a 27 de Junho, pelas 11h.

Além das estratégias mencionadas acima, o POCTEP aprovou a Estratégia de Valorização do Património Natural e Ambiental do Território de Fronteira, o Plano Estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE, a Estratégia de Cooperação e Governação para o Desenvolvimento Prático do Produto de Ecoturismo Transfronteiriço Múrtigas, e a Estratégia Quadro de atuação transfronteiriça para o fomento socioeconómico da faixa do rio Guadiana – Baixo Guadiana.

Veja também: Empresas & Negócios

Saiba mais no site do PCTEP.

- Publicidade-
- Publicidade -