A ilha de Patmos, na Grécia, tem como principais pontos de interesse a trilogia constituída pela povoação de Chorá, o Mosteiro de São João, o Teólogo, e a Caverna do Apocalipse.
O centro histórico de Chorá, com o Mosteiro de São João, o Teólogo, e a Caverna do Apocalipse, é declarado Património Mundial pela UNESCO, e Patmos é um dos sete pontos de peregrinação mais importantes na Europa.
Foi nesta ilha que João, o Evangelista, ou o Teólogo, escreveu o Evangelho e o Livro das Revelações.

A povoação de Chorá foi desenvolvida em redor do Mosteiro de São João, que sempre foi um dos pontos mais importantes da ilha, com a sua arquitectura fortificada, da qual as torres são exemplo, no topo.
De acordo com a UNESCO, Chorá é a única comunidade a ser desenvolvida em redor de um mosteiro ortodoxo fortificado.

No interior do mosteiro é interessante encontrar algumas paredes em pedra, como se fossem de um castelo, e outras caiadas de branco, quase ao estilo de Santorini, e é possível visitar o interior do edifício para apreciar diferentes peças como manuscritos, obras de literatura, ícones, entre outros.

A Caverna do Apocalipse, com o seu nome ora aterrador ora extremamente curioso, foi onde São João escreveu o Livro das Revelações e o Evangelho, e é uma visita a não perder.
O PressTUR viajou a convite da Lusanova
Continua:
Rhodes e as colossais muralhas medievais
Voltar ao início:
Grécia: uma viagem à antiguidade com vista para o mar
Atenas: Mergulhar na Antiguidade dentro de uma cidade moderna europeia
Atenas: A Acrópole e o seu impressionante Museu
Éfeso: Vestígios de Roma e Grécia na Turquia
Patmos: do Mosteiro de São João à Caverna do Apocalipse
Rhodes e as colossais muralhas medievais






















