A UN Tourism, Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, distinguiu Loriga, Mértola e Vila Nogueira de Azeitão na 5ª edição do evento da rede Best Tourism Villages.
A rede Best Tourism Villages reúne cerca de 200 destinos, entre os quais várias localidades em Portugal, e realizou este último evento em Huzhou, na China. O selo Best Tourism Village, com uma validade de três anos, é um reconhecimento da excelência dos destinos e oferece visibilidade aos mesmos.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado no comunicado da entidade afirmou que “este reconhecimento reflecte a riqueza dos nossos activos nacionais e a importância das dinâmicas das comunidades, uma vez que o turismo só é verdadeiramente competitivo quando contribui para um desenvolvimento equilibrado em todas as regiões”.
“A descentralização e valorização dos territórios, promovendo a diversificação da oferta turística e a criação de valor em todo o país, é um dos objectivos subjacentes ao trabalho que o Turismo de Portugal desenvolve. Estes prémios, conquistados pelas nossas vilas e aldeias, ao evidenciarem o esforço e a dedicação das comunidades locais na valorização dos seus territórios, são, assim, sempre muito significativos e inspiradores”, concluiu.
A UN Tourism também seleccionou Quintadona, no concelho de Penafiel, para integrar o Upgrade Programme, que é destinado a localidades com elevado potencial turístico e sustentável.
A rede Best Tourism Villages inclui Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Cumeada, Ericeira, Manteigas, Óbidos, Santa Cruz da Graciosa, Sortelha e Vila da Madalena, enquanto que Ferraria de São João e Vila de Frades encontram-se no Upgrade Programme.
Veja também: Turismo mundial reduz emissões e aumenta contribuições em comparação com 2019 – WTTC
Saiba mais no site da UN Tourism.