A TAP anunciou que a Tata Consultancy Services (TCS), após uma parceria estabelecida com a companhia aérea portuguesa, abriu um centro digital de aviação que impulsionará a inovação na transportadora.
“Estamos muito satisfeitos por confirmar que esta parceria estabelecida com a TAP atraiu para Portugal este investimento da TCS, que cria um centro de competências tecnológicas sem paralelo no nosso país”, salientou o CEO da transportadora, Luís Rodrigues, citado num comunicado.
“A TAP está a dar continuidade ao seu ambicioso plano de transformação e a TCS foi selecionada como parceira com base na sua profunda experiência no sector aéreo, histórico comprovado de realização de transformações digitais e liderança tecnológica”, acrescentou Luís Rodrigues.
O centro digital encontra-se em Alfragide, perto de Lisboa, de acordo com o comunicado enviado hoje pela TAP.
Foi em 2022 que a TAP assinou a parceria com a TCS “para acelerar a sua transformação digital e inovação tecnológica na sequência de um concurso internacional”, de acordo com o comunicado.
A TAP está a trabalhar com a TCS para “racionalizar e modernizar a arquitectura dos sistemas, enriquecer a experiência do cliente e melhorar o desempenho operacional”.
Citado na mesma nota, o presidente do Consumer Business Group da TCS, Krishnan Ramanujam, destacou que o centro digital “distingue-se por oferecer uma profunda experiência global no sector e capacidades tecnológicas exclusivas para as necessidades das companhias aéreas e empresas de transporte na Europa”.
“Estamos ansiosos por expandir as nossas parcerias com companhias aéreas e empresas de transportes europeias que estão a embarcar em jornadas de transformação empresarial para aperfeiçoar a sua vantagem competitiva e construir negócios mais resilientes e sustentáveis”, acrescentou o executivo.
O novo centro “alberga consultores, arquitectos de soluções e especialistas em tecnologia, que fazem uma utilização inovadora das tecnologias digitais – como a nuvem, a análise de dados e a automatização – para apoiar as empresas europeias em toda a cadeia de valor da aviação”.
O centro faz parte da TCS European Delivery Network e também será utilizado como uma “instalação nearshore para servir outros clientes globais da TCS no sector dos transportes, o que se espera que resulte em mais empregos tecnológicos em Portugal”.
O comunicado especifica que o novo centro da TCS “conta já com 75 profissionais altamente qualificados”.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da TAP clique aqui.