O Mosteiro de Arouca, onde há mais de 800 anos viveu a neta do primeiro rei de Portugal, tem um novo hotel de luxo da marca MS Collection, ideal para uma experiência de bem-estar num destino que já tinha tanto, e agora tem mais.
Um vale fértil com abundantes recursos hídricos, ideal para a contemplação da natureza, longe da cidade. Estes foram alguns dos motivos que levaram, nos anos 1220, D. Mafalda, neta de D. Afonso Henriques, a escolher o Mosteiro de Arouca para a sua vida monástica.
Mais de 800 anos após a chegada da rainha, Arouca continua a atrair visitantes que procuram escapar à confusão das cidades e ficar em comunhão com a natureza, percorrendo trilhos, deliciando-se com a carne arouquesa e os doces conventuais ou em exploração pelos locais de interesse geológico reconhecidos pela UNESCO.
Com a abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca, que ocupa a ala Sul do edifício, os visitantes podem explorar os encantos da região tendo por base um hotel que proporciona a distinta experiência de habitar aquele que foi um dos mais importantes mosteiros femininos da Península Ibérica.
Neste hotel, inaugurado em Abril, o conforto e a sofisitação do luxo moderno encontram-se sem sobressaltos com as abóbadas de pedra, as portas e tectos de madeira densa, elementos originais da austera construção monástica.
O mobiliário de design contemporâneo enquadra-se suavemente nos recantos do mosteiro, num convite para nos sentarmos a contemplar os retratos criados pelo artista português Vhils nas antigas portas do mosteiro, expostas nas paredes.
Reina a simplicidade, imperam os tons suaves e, assim, convivem em harmonia as abóbadas de pedra fria com os sofás e candeeiros sofisticados.
Tudo foi pensado para uma integração suave do moderno no antigo. No quarto, um nicho de pedra acolhe, à justa, a máquina do café e as respectivas chávenas. No restaurante, um aparador encaixa à medida na abóbada, expondo vinhos dos nossos tempos lado a lado com telefonias, relógios, balanças e loiças de antigamente.
O edifício do Spa é a mais arrojada integração do contemporâneo no antigo que podemos ver no MS Collection Mosteiro de Arouca, uma construção que, vista de fora, parece suspensa no ar. Por dentro, é um refúgio de tranquilidade, com piscina aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e salas de tratamentos.
No exterior, os jardins estão preparados para acolher eventos ou para um simples passeio contemplativo. A piscina, rodeada de espreguiçadeiras e encostada a um bar, completa a experiência de bem-estar nos dias mais quentes.
A história deste hotel começou em 2019, quando o MS Group venceu o concurso para a concessão, por 50 anos, da ala Sul do Mosteiro de Arouca, no âmbito do Programa Revive, uma iniciativa do Estado português para promover a recuperação de património público devoluto.
O grupo liderado por Pedro Mesquita de Sousa investiu 10 milhões de euros na construção do hotel, que abriu em Abril deste ano, com 53 quartos, incluindo uma suite duplex com dois quartos no torreão.
O Mosteiro de Arouca foi construído há mais de mil anos, entre os anos 915 e 925, mas a sua grande transformação, com obras de reconstrução e ampliação, aconteceu a partir dos anos 1220, com a chegada da Rainha D. Mafalda, filha de D. Sancho I.
A ligação da família real ao mosteiro aumentou a sua popularidade e prestígio, enriqueceu o património da instituição e levou à fixação de população nas imediações, incluindo camponeses e mercadores.
A ala Sul do mosteiro, onde está instalado o hotel, foi construída no século XVIII para albergar armazéns e um celeiro no piso térreo e dormitórios nos dois pisos superiores, que são hoje os quartos do MS Collection Mosteiro de Arouca. As instalações do hotel abrangem ainda a antiga enfermaria, botica e apoio agrícola.
Após a extinção das ordens religiosas, a instituição deixou de admitir noviças e a última freira do Mosteiro de Arouca morreu em 1886, de acordo com um documento publicado no âmbito do Programa Revive, assinado pela investigadora Daniela Simões, do Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa.
Além do hotel, o mosteiro acolhe ainda um Museu de Arte Sacra, a Biblioteca Municipal e uma Igreja.
O MS Collection Mosteiro de Arouca encontra-se no centro da vila, junto a um parque e à praça principal, a praça Brandão de Vasconcelos.
O PressTUR ficou hospedado no hotel a convite do MS Group
Clique para ver mais: Viagens e Experiências





