spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais de dois terços dos hotéis em Portugal aumentaram os seus proveitos totais este Verão

A análise da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) ao Verão de 2025 concluiu que mais de dois terços dos hotéis (70%) aumentaram os seus proveitos totais em relação ao ano passado, apesar dos crescimentos terem sido moderados.

Este Verão, houve “um crescimento moderado, ou mesmo uma desaceleração na maioria do país, com algumas estagnações na Grande Lisboa e na Península de Setúbal, com algumas quedas nos Açores e no Centro, e com o Algarve e a Madeira muito fortes”, afirmou a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.

A análise de Cristina Siza Vieira decorre da apresentação dos resultados de um inquérito a 394 empreendimentos turísticos, realizado pela AHP entre 25 de Setembro e 10 de Outubro.

Os dados, que se referem sobretudo a hotéis, hotéis-apartamentos e pousadas, mostram que a taxa de ocupação este Verão ficou nos 81%, o mesmo que no ano passado, e o preço médio teve uma ligeira subida para 161 euros.

A nível de proveitos totais, no mês de Junho, 75% dos inquiridos indicou melhores ou muito melhores resultados que no mês homólogo do ano passado. Em Julho, a percentagem de hoteleiros com melhores ou muito melhores proveitos que no ano passado alcançou os 79%. Em Agosto foram 65% e em Setembro, 62%.

O Algarve foi a região “estrela do Verão de 2025”, consolidando a sua “posição dominante”, de acordo com a vice-presidente executiva da AHP.

No Algarve, ocupação subiu aos 88% no Verão, depois de ter registado uma taxa de ocupação de 84% em Junho (+6 pontos percentuais que há um ano), 87% em Julho (+2 p.p.), 93% em Agosto (+1 p.p.) e 87% em Setembro (+1 p.p.).

O preço médio dos hotéis do Algarve atingiu os 206 euros no Verão. Em Junho subiu 13 euros e alcançou os 169 euros, em Julho aumentou 17 euros, para 222 euros, e em Agosto e Setembro subiu 6 euros, atingindo os 256 euros.

A Madeira também teve um dos melhores desempenhos este Verão, com uma subida da taxa de ocupação, para 91%, e do preço médio, para 173 euros. Em Junho, a Madeira teve uma taxa de ocupação de 90% (+1 p.p. que há um ano) e um preço médio de 155 euros (mais 12 euros); em Julho a ocupação alcançou 91% (+1 p.p.) e o preço médio, 183 euros (mais 13 euros); em Agosto, a ocupação também atingiu 91% (+1 p.p.) e o preço médio subiu para 192 euros (mais 14 euros); em Setembro a ocupação chegou aos 92% (+1 p.p.) e o preço médio ficou nos 192 euros (mais 14 euros que há um ano).

Os dados sobre os hotéis da Grande Lisboa mostram uma ligeira subida da taxa de ocupação média no Verão, para 86%, e um preço médio de 176 euros, igual ao ano passado. Em Junho, a Grande Lisboa registou 84% de ocupação (+1 p.p.), e 180 euros de preço médio (menos 1 euro); em Julho, a ocupação chegou aos 84% (+3 p.p.) e o preço médio baixou para 163 euros (menos 8 euros); em Agosto, a ocupação ficou em 86% (+3 p.p.) e o preço médio em 162 euros (menos 1 euro); em Setembro, a ocupação baixou para 88% (-2 p.p.) e o preço médio para 162 euros (menos 1 euro).

Cristina Siza Vieira destacou ainda que os Estados Unidos foram apontados por 34% dos inquiridos como o mercado com maior crescimento este Verão. O mercado dos residentes em Portugal também esteve em destaque, sendo apontado por 30% como um dos que mais cresceu. Seguiu-se a Irlanda, com 11% das respostas.

Por outro lado, França e Espanha foram apontados, cada um, por 28% dos inquiridos como os mercados que mais caíram este Verão. O Brasil, por 18%.

Portugal foi mercado que mais inquiridos (81%) incluíram no seu Top3 de principais mercados este Verão. Seguiu-se o Reino Unido, com 55% dos hoteleiros a incluir no seu Top3, os Estados Unidos (45%), Espanha (39%), Alemanha (31%), França (15%), Brasil (12%), Irlanda (7%), Itália (3%) e Polónia (3%).

Ver também: Metade dos hotéis da Grande Lisboa prevê descida de preços no último trimestre

Para aceder ao site da AHP clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -