spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Londres Heathrow requer enquadramento regulamentar para investir em nova pista

O Aeroporto de Londres Heathrow submeteu um projecto para a criação de uma terceira pista, e infraestruturas, ao governo britânico, requerindo um enquadramento regulamentar para avançar com o projecto.

O Aeroporto de Londres Heathrow submeteu ao governo o projecto para uma terceira pista, avaliado, na globalidade, em 49.000 milhões de libras, cerca de 56.723 milhões de euros, que de acordo com o comunicado do aeroporto será na totalidade um investimento privado.

Para realizar este investimento, o Aeroporto de Londres Heathrow requer ao governo britânico um enquadramento regulamentar favorável para o levar adiante, “um que encoraje o crescimento e investimento enquanto se mantém acessível para os clientes – para assegurar muitas dezenas de milhares de milhões em capital privado”, sem especificar as medidas que requer.

O enquadramento regulamentar diz respeito a leis, normas e regras que regulam uma determinada actividade.

Os planos são para uma pista noroeste com até 3,5 quilómetros, sendo esta a terceira pista do aeroporto, um novo terminal, o T5X, expandindo o terminal 2 e três novos terminais satélite.

Se o projecto avançar, o aeroporto passa a ter uma capacidade de 756.000 voos e 150 milhões de passageiros por ano.

O custo da pista está avaliado em 21.000 milhões de libras, enquanto que 12.000 milhões estão destinados à construção dos terminais, e 15.000 milhões para a modernização do aeroporto, com a expansão do Terminal 2 e o encerramento do Terminal 3.

A pista e a infraestrutura de suporte podem estar prontas e a funcionar dentro de uma década.

O feedback do governo britânico é esperado até Setembro.

Se a resposta de tornar o enquadramento regulamentar favorável à construção desta pista e infraestruturas for positivo, o Aeroporto de Londres Heathrow vai consultar companhias aéreas, comunidades e autoridades locais, bem como negócios e outros, durante o próximo ano, sendo que em 2028 apresenta o plano de construção.

Veja também: Bruxelas aprova scanners nos aeroportos para vistoria de líquidos com mais de 100 ml

Saiba mais no site do Aeroporto de Heathrow.

- Publicidade-
- Publicidade -