- Publicidade -
- Publicidade -

Lisboa lidera crescimento dos maiores aeroportos europeus em Março e no primeiro trimestre, ACI

O ‘esgotado’ Aeroporto de Lisboa foi o que teve os crescimentos mais fortes na Europa, tanto em Março como no conjunto do primeiro trimestre face aos períodos homólogos de 2019, pré-pandemia — informou o Airports Council Internacional (ACI) Europe.

O ACI, que diz representar mais de 500 aeroportos em 55 países e mais de 90% do tráfego comercial, indicou que em Março o Aeroporto de Lisboa teve um aumento de passageiros face à pré-pandemia em 10,5%, quando o seu grupo, dos aeroportos com mais de 25 milhões de passageiros por ano, teve uma quebra média em 13,5%.

Para o conjunto do primeiro trimestre, que é época baixa na Europa, o ACI indica que o grupo dos aeroportos em que coloca Lisboa teve uma quebra média face a 2019 em 11,2%, enquanto Lisboa teve um aumento em 13,9%.

No trimestre, diz o ACI, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, teve 7,12 milhões de passageiros, que o colocaram como 11º maior aeroporto da Europa, a seguir a Roma Fiumicino, com 7,23 milhões, e à frente de Munique, um dos hubs do grupo Lufthansa, com 6,96 milhões.

Para o mês de Março, o ACI também coloca Lisboa como 11º maior aeroporto europeu em número de passageiros, com 2,63 milhões, a seguir a Istambul Sabiha Gokcen, com 2,72 milhões, e à frente de Munique, com 2,57 milhões.

As variações face a 2019 evidenciam que não são ampliadas pelos termos de comparação com as quebras acentuadas que ocorreram em resultado da pandemia de covid-19 e a comparação com os restantes aeroportos da sua dimensão média evidencia que a relevância da sua evolução.

Os ‘grande’ aeroportos com melhores desempenhos em Março face a 2019, depois de Lisboa (+10,5%) foram Istambul, com 5,4%, Palma de Maiorca, com +3,3%, Dublin, com +1,2%, e Atenas, com +1,1%.

No trimestre, depois de Lisboa, com +13,9%, cotaram-se Istambul, com +5,9%, Palma de Maiorca, com +2,4%, Atenas, com +2,3%, e Dublin, com +1,9%.

Ver também:

Porto e Funchal também alcançaram os tops de crescimento dos aeroportos europeus, ACI

Londres Heathrow recupera liderança dos aeroportos europeus

- Publicidade-
- Publicidade -