O Octant Douro está a anunciar a primeira edição do seu festival, Todo o Douro vem dar ao Octant, uma “experiência imersiva de luxo informal” com um cartaz musical encabeçado por José González, e com gastronomia ibérica e vinhos do Douro.
O “Todo o Douro vem dar ao Octant” está marcado para os dias entre 24 e 26 de Outubro, com o objectivo de “celebrar e promover a região do Douro através da alta gastronomia, música e a herança cultural da região”.
O evento é apresentado como uma “experiência imersiva de luxo informal, reunindo ícones globais e talentos locais para celebrar a cultura, a gastronomia e a essência do Douro”.
O cabeça de cartaz musical será José González, artista indie-folk com nomeações para os Grammys e actuações no icónico Royal Albert Hall, em Londres. O cartaz também conta com os Retimbrar e os Best Youth. Os hóspedes do hotel ainda vão ter a oportunidade de assistir ao pianista e compositor Máximo Francisco.
O jantar a quatro mãos no Restaurante Raiva, com o chef residente Dárcio Henriques e o chef convidado Víctor Martín García, que já se encontra esgotado, vai dar início ao evento, enquanto que o jantar com menu especial no À Terra antecede o set do DJ Xinobi neste primeiro dia.
O dia 25 de Outubro vai ser o ponto alto do festival, com criações de um “elenco de luxo da gastronomia ibérica”, Vasco Coelho Santos, Pedro Lemos, David Jesus, Álvar Hinojal Crespo e Sara Ferreres, que se juntam a Dárcio Henriques. As criações vão ser harmonizadas com vinhos ibéricos, com destaque para a região do Douro.
O arqueólogo Pedro Cura vai partilhar o seu conhecimento sobre a história da região em conversas, enquanto que os passeios de barco temáticos, que podem ter guias, ou degustações de chá ou provas de vinhos do Porto, também são actividades promovidas no evento.
Os hóspedes do Octant Douro podem participar em provas exclusivas para conhecer mais sobre a diversidade vínica do Douro, entre Portugal e Espanha.
As actividades possíveis durante este festival incluem também pilates, SUP ou passeios de kayak, degustações de petit fours ao som de guitarra portuguesa, e uma conversa com o filósofo espanhol Daniel Innerarity.
Oiça abaixo um dos hits mais conhecidos de José González.
Veja também: Alentejo recebe Festival de Cinema Finisterra pela primeira vez