O Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES) deu parecer favorável à integração da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) na Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Este parecer é uma etapa protocolar que antecede um processo legislativo, sob a forma de decreto-lei, emanado do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, para regulamentar os pressupostos da transição. O presidente da ESHTE, Carlos Brandão, acredita que “sairá em breve”, de acordo com um comunicado.
Os conselhos gerais da UNL e da ESHTE aprovaram a integração há três meses, de acordo com a nota de imprensa.
As duas instituições têm desenvolvido um trabalho “tranquilo e devidamente sintonizado” de adaptação e rumo à integração plena, através dos esforços de duas comissões de acompanhamento e a colaboração de todos os quadros de ambas entidades, sublinhou Carlos Brandão.
Para o presidente da ESHTE, a integração na UNL trará “uma maior complementaridade e permitirá criar sinergias, nas componentes académica e científica”.
“Em primeiro lugar, haverá uma articulação em termos de infraestruturas: os laboratórios de investigação da NOVA, bem como as cozinhas pedagógicas e as salas de simulação hoteleira da ESHTE ficarão disponíveis a investigadores e estudantes de ambas as instituições, multiplicando assim desenvolvimentos tecnológicos inovadores no sector turístico e hoteleiro”, frisou Carlos Brandão.
O presidente da ESHTE acrescentou que a oferta académica “será alargada através de outros cursos”, como mestrados em Gestão Tecnológica para a Hospitalidade, cursos de especialização em Sustentabilidade e Turismo Inteligente, ou programas conjuntos de doutoramento em Turismo, com ênfase na Ciência de Dados (Big Data), por exemplo.
“A mobilidade interna de estudantes e docentes será simplificada, permitindo intercâmbios entre faculdades da UNL, e maior diversidade de disciplinas optativas e formação multidisciplinar”, acrescentou Carlos Brandão.
“No plano da investigação, projectos colaborativos poderão candidatar-se a fundos competitivos nacionais e europeus com maior escala”, acrescentou.
A ESHTE propõe licenciaturas em Direção e Gestão Hoteleira, Gestão do Lazer e Animação Turística, Gestão Turística, Informação Turística e Produção Alimentar em Restauração. A nível de mestrado a oferta inclui Food Design, Gestão Hoteleira, Inovação em Artes e Ciências Culinárias, Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração, Turismo e Comunicação, Turismo: Gestão Estratégica de Eventos, Turismo: Gestão Estratégica de Destinos Turísticos, Turismo: Inovação em Turismo Ativo e de Experiências. A escola também propõe um Doutoramento em Turismo e formação avançada (pós-graduação) em Turismo Cultural, Turismo Literário, Criação e Gestão de Start-ups em Turismo, Segurança Alimentar em Catering, Design for Food e Artes Culinárias.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da ESTHE clique aqui.
Para aceder ao site da UNL clique aqui.