spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Incêndio na Madeira atinge zonas altas da Ribeira Brava e Câmara de Lobos

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira nas zonas altas da Ribeira Brava, na Madeira, e propagou-se na quinta-feira para as zonas altas do concelho de Câmara de Lobos, atingindo as serras do Jardim da Serra.

De acordo com uma notícia da agência Lusa citada na imprensa portuguesa (para ler no “DN” clique aqui) já foi activado o meio aéreo para apoiar o combate às chamas, que tem vindo a ser dificultado pelas temperaturas altas, humidade relativa muito baixa e vento forte.

Numa nota divulgada hoje de manhã, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira indica que o fogo rural se mantém activo nas zonas da Trompica e Lugar da Serra, no concelho da Ribeira Brava.

Estão naquele local seis veículos de combate a incêndios com 18 operacionais afectos aos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol e aos Bombeiros Voluntários Madeirenses, de acordo com uma notícia da Lusa citada na imprensa portuguesa (para ler no “Sapo” clique aqui).

Já na freguesia do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos, “existem duas frentes activas, uma virada a Sul, em direcção a uma zona habitacional, apresentando ainda um grande distanciamento de residências, e outra virada a Norte, com progressão em direcção à Vereda da Encumeada”, de acordo com a nota.

Para esta zona foram mobilizados 10 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, apoiados por três veículos de combate a incêndios.

O comandante de operações de socorro “solicitou a activação do meio aéreo para eventual combate às chamas, priorizando o concelho de Câmara de Lobos, sendo aquele que poderá representar maior perigo no momento”.

A brigada helitransportada foi activada, mas “poderá estar condicionada pelas condições meteorológicas adversas que se fazem sentir naquela localidade, designadamente a ocorrência de vento forte”, acrescenta a Proteção Civil.

Encontram-se ainda no terreno elementos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira e da PSP.

A agência noticiosa especifica que a Proteção Civil recebeu o alerta para o incêndio na Madeira às 9h48 de quarta-feira, através do Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro.

O fogo começou numa encosta de difícil acesso, na freguesia da Serra de Água, tendo, durante a noite de quarta-feira, alastrado para as zonas do Espigão e da Trompica.

As costas Norte e Sul da Madeira, assim como as regiões montanhosas, encontram-se hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave), devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Sob aviso amarelo está Porto Santo.

Para mais notícias clique: Destinos

- Publicidade -
- Publicidade -