A companhia aérea Iberia anunciou a sua estratégia denominada Plano de Voo 2030 que conta com um investimento de 6.000 milhões de euros para aumentar a rede de destinos, criar uma Ciudad Iberia, e renovar toda a sua frota.
A Iberia vai investir 6.000 milhões de euros na sua estratégia que inclui o aumento significativo da sua frota de longo alcance, a renovação da sua frota de curto e médio curso, a criação da Ciudad Iberia em La Muñoza e da Iberia Foundation, além de apostar na contratação de trabalhadores, bem como na digitalização e inteligência artificial.
O CEO da Iberia, Marco Sansavini, citado em comunicado, afirmou que “graças à profunda transformação da Iberia na última década e aos esforços do nosso pessoal, estamos a ter resultados que permitem olhar para o futuro com confiança e investir seis mil milhões de euros no nosso Plano de Voo 2030”.
A Iberia, com esta nova estratégia, espera chegar a uma rentabilidade anual de 13,5% a 15%, o que permite este investimento de 6.000 milhões de euros.
No que concerne à renovação da frota de longo curso, a Iberia vai apostar em aeronaves Airbus e em destinos na região do Atlântico (Plano de Voo 2030 da Iberia também inclui destinos da TAP). A sua frota de curto e médio curso vai ser renovada, com quase todos os aviões a serem substituídos por modelos A320 e A321neo.
O novo lounge premium no terminal 4 do Aeroporto de Barajas já está em construção, sendo que a companhia também vai tentar melhorar a experiência do cliente, nomeadamente o serviço de apoio, com investimentos na digitalização, inteligência artificial e personalização do serviço.
A Ciudad Iberia, em La Muñoza, também faz parte desta estratégia e será um centro de inovação aeroespacial que vai contar com a sede da companhia aérea.
No ano de 2027, na celebração do centenário da Iberia, a companhia vai lançar a Iberia Foundation para maximizar o seu impacto social.
A Iberia também pretende contratar anualmente 1.000 novos trabalhadores e chegar aos 250.000 trabalhadores directos, indirectos e induzidos, contribuindo com 19 mil milhões de euros anuais para o GDP de Espanha, +42% do que aquilo que é avaliado actualmente.
Saiba mais no site da Iberia.