O CEO do Grupo Air France-KLM afirmou hoje que a empresa vai oficializar o interesse em comprar uma participação na TAP até ao fim do mês.
Benjamin Smith confirmou que o grupo vai apresentar a sua “carta formal de manifestação de interesse no final deste mês”, de acordo com a imprensa portuguesa.
Os interessados na privatização da TAP têm até às 16h59 do dia 22 de Novembro para submeter a manifestação de interesse e de cumprimento dos critérios de admissão junto da Parpública, a gestora das participações do Estado em empresas públicas, de acordo com uma notícia da Lusa citada na imprensa portuguesa (para ler na “SIC Notícias” clique aqui).
O CEO do Grupo Air France-KLM afirmou que ainda não esteve com representantes do Governo português e disse esperar que a formalização do interesse “dê início a um processo oficial, no qual começaremos a reunir-nos com as principais partes interessadas, incluindo o Governo”.
O Governo português quer vender 49,9% da TAP, destinando 5% aos trabalhadores.
O Grupo Air France-KLM comprou 19,9% da SAS – Scandinavian Airlines em Agosto do ano passado e já assinou um acordo para aumentar a sua participação para 60,5%. Clique para ler: Air France-KLM anuncia compra de posição maioritária na companhia aérea SAS.
A empresa também tentou comprar uma participação companhia aérea espanhola Air Europa, mas acabou por recuar (clique para ler: Air France-KLM desiste de comprar participação na Air Europa).
O Estado francês é o maior accionista do Grupo Air France-KLM, com um participação de 28%. Segue-se o Estado neerlandês, com 9,1%, a CMA CGM (empresa francesa de transportes marítimos), com 8,8%, a China Eastern Airlines, com 4,6%, FCPE (trabalhadores), com 3%, Delta Air Lines, com 2,8%, SPAAK (pilotos), com 0,9%, e Outros (acções nominativas e ao portador), com 42,8%.
Ver também:
Lucro líquido do Grupo Air France-KLM baixou 6,8% no 3º trimestre





