O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, prevê que o novo sistema de controlo de fronteiras nos aeroportos, que tem provocado longos tempos de espera, terá o seu funcionamento normalizado antes do Verão.
Em declarações ao PressTUR no Algarve, numa conferência organizada pela AHETA, Pedro Machado afirmou que “o Governo está consciente das dificuldades” e está a adoptar “medidas de carácter urgente” para reduzir o tempo de espera no controlo de fronteiras nos aeroportos para passageiros de fora do Espaço Schengen.
Uma das medidas foi o destacamento de mais 20 agentes da PSP no Aeroporto de Faro, no Algarve, como noticiado pelo “Diário de Notícias”.
O secretário de Estado do Turismo disse ao PressTUR que o Governo criou uma comissão técnica para resolver o problema do controlo de fronteiras, que está a ser acompanhada pelos Ministérios da Presidência do Conselho de Ministros, da Administração Interna e das Infra-estruturas.
Além do reforço de agentes da PSP no Aeroporto de Faro, Pedro Machado indicou que o Governo está a destacar “grupos de reforço técnico junto dos novos aparelhos”.
O novo sistema de controlo de passageiros procedentes de fora do Espaço Schengen “está a ser testado e implementado”, e existem “variáveis que provavelmente precisam de ser afinadas”, acrescentou o secretário de Estado, antecipando que o problema “possa estar resolvido antes do Verão”.
Na semana passada, no dia 19 de Maio, ao anunciar a implementação do novo sistema, a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), anunciou que previa “um aumento no tempo de processamento nos postos de controlo documental, especialmente nos aeroportos internacionais”.
Desde então têm sido noticiados pelas estações de televisão e pela imprensa portuguesa longos tempos de espera no processamento de passageiros de fora do Espaço Schengen.
Esta quinta-feira, na abertura da Conferência Turismo +30, em Albufeira, o presidente da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Hélder Martins, instou o Governo a resolver o problema (clique para ler: “O Algarve não aguenta um Verão com estes problemas” no controlo de fronteiras – presidente da AHETA).
Os novos sistemas de controlo foram implementados no dia 19 de Maio em vários pontos de fronteira aérea e marítima, e fazem parte de um plano a nível europeu de transformação digital da gestão de fronteiras.





