O Governo de França, que é o quinto maior mercado emissor para o alojamento turístico em Portugal, quer congelar aumentos de pensões e de salários na função pública, e ainda cortar dois feriados já em 2026.
O plano para o Orçamento do Estado francês do próximo ano foi anunciado esta terça-feira pelo primeiro-ministro, François Bayrou.
O Governo pretende combater a dívida pública e poupar 43,8 mil milhões de euros. O plano é congelar aumentos de pensões e de salários na função pública, mas aumentar os gastos relacionados com a defesa.
O programa também prevê o corte de dois feriados, designadamente a “Segunda-Feira de Páscoa” e o “8 de Maio”, que assinala o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
O Governo francês é minoritário e o primeiro-ministro terá de convencer os outros membros do Parlamento a implementar o seu plano orçamental para 2026.
As medidas anunciadas por François Bayrou poderão significar menos dinheiro disponível para os franceses e menos dois dias de férias para viajar.
Em 2024, França foi o quinto maior mercado em dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal, com 4,539 milhões de dormidas, o que representou uma descida de 2,6% ou 120,4 mil dormidas em relação a 2023.
Este ano, de Janeiro a Maio, as dormidas de residentes em França no alojamento turístico português estão com uma quebra de 8,3% ou 137,3 mil, para 1,507 milhões. Apesar da descida, França manteve-se como quinto maior emissor até Maio, atrás do Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Espanha.
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao site do Governo de França clique aqui.






