“O governo vai criar uma agenda para a atracção e qualificação de pessoas para o turismo”, anunciou o novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, na abertura do 47º Congresso da APAVT, em Ponta Delgada.
A agenda actuará em cinco eixos, começando por “reforçar a qualificação dos recursos humanos” e “criar uma campanha específica para o trabalho no turismo, que aproxime as pessoas e as empresas”, afirmou Nuno Fazenda.
O governante comprometeu-se ainda a trabalhar para “promover uma maior agilização na emissão de vistos para trabalhar em Portugal” e “disponibilizar apoios às empresas para a contratação estável de recursos humanos”.
O último eixo da agenda é “valorizar as profissões do turismo e as remunerações”, sobre o que Nuno Fazenda destaca que “o acordo de rendimentos em sede de concertação social foi um passo importantíssimo neste domínio”.
Nuno Fazenda saudou a esse propósito Francisco Calheiros, presidente da CTP, também presente n abertura do Congresso da APAVT, “pelo seu trabalho e pelo acordo que foi alcançado” e frisou que “o Governo não deixará de o cumprir”.
Ver também:
Governo anuncia apoios de 100 milhões de euros para empresas turísticas
Governo planeia apresentar novas linhas de apoio às empresas no primeiro trimestre de 2023
O PressTUR viajou para Ponta Delgada a convite da APAVT