O Banco de Portugal divulgou a estimativa preliminar da evolução em Novembro das receitas turísticas, ou gastos de turistas não residentes, indicando um aumento de 5,5% em relação ao mês homólogo do ano passado, após um crescimento de 7,4% em Outubro.
Sobre os gastos dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro, a informação divulgada hoje pelo banco central indica um crescimento de 7,9%, após um aumento de 8,3% em Outubro.
O Banco de Portugal sublinha que “as séries apresentadas são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos) como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos)”.
O banco central salienta que a informação “baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no Bpstat”.
Até Outubro, de acordo com os dados divulgados a 20 de Dezembro, Portugal arrecadou 24.567,26 milhões de euros de gastos de turistas não residentes de Janeiro a Outubro, o que significa que, ainda com dois meses pela frente, está a 2,4 mil milhões de euros de superar a previsão do Governo.
Ver também: Portugal está a 2,4 mil milhões de euros de superar as receitas turísticas previstas pelo Governo
Para aceder ao site do Banco de Portugal clique aqui.