A companhia aérea low cost AirAsia encomendou 50 aviões Airbus A321XLR para expandir a sua oferta de longo curso, incluindo na Europa.
Além da encomenda de 50 aviões A321XLR, a companhia aérea sublinha que o acordo assinado com a Airbus, avaliado em 12,25 mil milhões de dólares, inclui direitos de compra para mais 20 aeronaves do mesmo modelo.
As entregas estão programadas para começar em 2028 e terminar em 2032.
“O A321XLR permitirá à AirAsia servir rotas de longo curso e rotas mal servidas de forma mais eficiente, incluindo na Ásia Central, Médio Oriente e Europa”, de acordo com a nota de imprensa.
Os aviões deste novo modelo permitem reduções de até 20% no consumo de combustível por assento em relação aos A321neo.
Os A321XLR irão operar em conjunto com a frota de aeronaves da família A320 e A330 da AirAsia.
O Grupo AirAsia pretende transportar 150 milhões de passageiros anualmente até 2030.
A AirAsia, com sede em Kuala Lumpur, na Malásia, é uma subsidiária da Capital A Berhad.
“Fomos pioneiros nas viagens low cost na Ásia – agora, estamos a levá-las para o próximo nível”, afirmou Tony Fernandes, CEO da Capital A e consultor e administrador do AirAsia Group. “A AirAsia está numa viagem transformadora para se tornar a primeira companhia aérea de rede low cost do mundo”, acrescentou.
Citado na mesma nota, Christian Scherer, CEO de Aeronaves Comerciais da Airbus, destacou que a AirAsia “está a criar sólidas eficiências de frota, permitindo a expansão global da rede”.
“O A321XLR abre novas oportunidades para a AirAsia lançar voos directos conectando cidades principais e secundárias em todo o mundo”, acrescentou.
A AirAsia planeia abrir este ano um novo hub no Golfo e expandir a sua oferta de voos para uma série de destinos europeus, incluindo Dublin e Londres Gatwick, de acordo com uma notícia do “Financial Times” citada pelo “Irish Times”.
A low cost está a recuperar de uma pandemia devastadora, que obrigou a companhia aérea a retirar-se de vários mercados.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da AirAsia clique aqui.





