O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, anunciou hoje que a Estratégia para o Turismo até 2035 será apresentada a 18 de Dezembro, com foco no crescimento em valor e na “satisfação dos residentes”.
“Queremos crescer em valor, queremos crescer em capacidade, queremos ter melhor qualificação e melhor experiência turística, queremos mais coesão e queremos mais satisfação dos residentes”, sublinhou Pedro Machado.
O governante, que falava na abertura do 50º Congresso da APAVT, a decorrer em Macau até quinta-feira, destacou que a Estratégia Turismo 2035 (ET2035) é “uma estratégia de criação de valor”.
Pedro Machado lembrou que a elaboração da ET2035 envolveu mais de duas mil pessoas, incluindo sector público e sector privado. “Estamos neste momento a fazer as afinações em discussão séria e responsável com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP)”, frisou o governante.
“Queremos que as 12 medidas, ou os 12 programas que iremos lançar no próximo dia 18, reforcem exactamente este encontro de vontades”, acrescentou.
Objectivo: “PIB português a crescer acima da média europeia”
Pedro Machado também revelou que pretende “lançar rapidamente o regulamento das carreiras dos delegados do Turismo de Portugal”, indicando que “já está em circulação o Decreto-Lei que estabelece o regime jurídico aplicável ao recrutamento e contratação dos directores e trabalhadores do Turismo de Portugal no estrangeiro, que está por cumprir desde foi feito o desligamento com o AICEP”.
Para as empresas, o governante destacou que pretende melhorar o seu “ecossistema de competitividade”, com o objectivo de “colocar o PIB português a crescer acima da média europeia”.
Pedro Machado defende que “é fundamental” manter a “vitalidade do turismo” para “atingir até 2029 um nível de exportações de bens e serviços de cerca de 55% do nosso Produto Interno Bruto”.
O financiamento empresarial é um dos grandes desafios destacados por Pedro Machado, que recordou o objectivo do Governo de aumentar a capacidade das garantias de crédito emitidas pelo Banco Português de Fomento para 5% do PIB em 2029.
Ver também:
Secretário de Estado do Turismo destaca potencial da China como emissor de turistas para Portugal
Vendas de voos pelas agências de viagens portuguesas superam os 900 milhões de euros até Outubro
O PressTUR está em Macau a convite da APAVT
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da IATA clique aqui.





