- Publicidade -
- Publicidade -

Espanha encerra espaço aéreo a aviões utilizados nos ataques ao Irão

O Governo espanhol encerrou o espaço aéreo do país a aviões implicados nos ataques não provocados dos Estados Unidos e de Israel ao Irão.

O Governo espanhol, ao contrário do executivo português, proibiu o uso das bases militares de Rota e Morón para ataques ao Irão, e agora acrescenta a proibição de aeronaves implicadas neste ataque sem justificação no seu espaço aéreo.

A Europapress salienta que esta decisão impede que aviões que partam de destinos em Espanha sejam utilizados para atacar o Irão, bem como a aeronaves que partiram de outros países com esse intuito, ficando obrigadas a contornar o espaço aéreo espanhol.

A Espanha já tinha recusado o aumento do seu orçamento para defesa em para 5% do PIB, naquela que foi outra demonstração de soberania internacional.

O presidente norte-americano, a estrela de reality shows Donald Trump, ameaçou a Espanha, indicando que ia “cortar todo o comércio” com aquele país. Lindsey Graham, senador republicano, propôs a retirada das bases norte-americanas de Espanha e de outros países da NATO que não colaboram com a proteção do Estreito de Ormuz.

O Irão, que tem controlo do Estreito de Ormuz, impede a passagem de todos os navios de países afectos aos Estados Unidos e a Israel devido aos seus ataques não provocados no Irão. Recentemente, Teerão permitiu a passagem de 20 navios paquistaneses pelo estreito, sendo que já passaram por este bloqueio navios da China e da Índia.

Veja também: United Airlines nomeia director de vendas para Portugal e Espanha

Saiba mais no site do Governo espanhol.

- Publicidade -
- Publicidade -