spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Dubai recebe 17,55 milhões de visitantes até Novembro de 2025

O Departamento de Economia e Turismo do Dubai, DET, veio a Portugal apresentar os números do período entre Janeiro e Novembro de 2025 e falar sobre as mais-valias do emirado para o mercado português.

Mohammad Jassim Fathi, director do Departamento de Economia e Turismo do Dubai, DET, para os mercados de Portugal, Espanha e Américas, e Natalie Scott, global PR & marketing do DET receberam a imprensa no Verride Palácio de Santa Catarina, em Lisboa.

Mohammad Jassim Fathi, que prendou os presentes com fluência em português, antes de regressar ao mais internacional inglês, indicou que o Dubai, entre Janeiro e Dezembro de 2025 recebeu 17,55 milhões de turistas internacionais, +5% que no mesmo período de 2024.

No ano completo de 2024, o Dubai recebeu 18,72 milhões de turistas internacionais, +9% que no ano de 2023 (17,15 milhões).

A estada média global no Dubai encontra-se nas 3,7 noites.

Os principais mercados emissores de turistas para o Dubai são os de proximidade como a Índia e a Arábia Saudita, e depois o Reino Unido e a Alemanha.

Em relação ao mercado português, o emirado está a receber mais portugueses neste período de 2025 do que no mesmo período do ano de 2024. Mohammad Jassim Fathi afirmou que o crescimento do número de turistas portugueses está perto do dobro do crescimento do número de turistas internacionais, ou seja, cerca de 10%.

Durante o ano de 2025, o mercado português registou o melhor mês de sempre em termos de número de portugueses a visitar o emirado, Abril de 2025. Tradicionalmente, ressalva Mohammad Jassim Fathi, os meses de Dezembro e Janeiro são os mais fortes. A particularidade da Páscoa ter decorrido a 20 de Abril no ano de 2025, com o respectivo período de férias, pode ter contribuído para este resultado.

O director do DET para Portugal, Espanha e Américas indicou que o mercado português está em constante crescimento, ano após ano, desde 2022, e que a perspectiva é que assim continue.

Um dos motivos para a popularidade deste destino entre os portugueses está relacionado com o regresso do Dubai depois do período da pandemia, acredita o director, que aponta o emirado como um dos primeiros destinos a abrir de forma segura. O Dubai começou por ser um destino de stopover e agora já se considera um destino final para o turista português.

Em relação ao perfil do turista que visita o Dubai Mohammad Jassim Fathi menciona o viajante de turismo de luxo, que já visitou o destino e sabe o que fazer e onde ficar, mas também o segmento de famílias, “muitas famílias vêm ao Dubai, particularmente de destinos que procuram um local seguro para estar com as famílias e de fácil acesso”, e, finalmente, os FITs, “os casais, os aventureiros, os que querem ir além do Dubai”, mais ao estilo de stopover.

No que diz respeito a promoção turística em Portugal, “nós visitamos o mercado pelo menos uma vez por ano, temos um evento de networking hoje, fazemos sessões de formação durante o ano todo para educar o mercado e trabalhamos em proximidade com os parceiros do trade para vender o destino”.

Um dos aspectos a trabalhar na percepção deste destino é o preço, seja do alojamento ou de actividades, cuja percepção continua a ser de que o Dubai é dispendioso. O director do DET indicou que o trabalho passa por consciencializar as pessoas de que há opções para todos os orçamentos no emirado, quer a nível de hotelaria, quer a nível de actividades. O director indicou que 36% dos quartos de hotel no emirado são do segmento “budget/affordable”, o que representa cerca de 50.000 quartos.

No que concerne às temperaturas elevadas, outra percepção do destino, Mohammad Jassim Fathi garante que “a cidade adapta-se muito bem às temperaturas elevadas e há sempre coisas para fazer”-

Relativamente a novidades para 2026, destacam-se o hotel mais alto do mundo, Ciel Dubai Marina Vignette Collection, que já foi inaugurado no final de 2025, o Jumeirah Marsa Al Arab, inaugurado em meados do ano passado, e a renovada e reaberta atracção The Dubai Fountain.

O Grand Meliá Jumeirah está previsto para final de 2026, o Six Senses The Palm será inaugurado no início do segundo semestre de 2026, enquanto que o Dubai Museum of Art, um edifício flutuante do arquitecto Tadao Ando, em Dubai Creek, continua em desenvolvimento, sem data de inauguração anunciada.

Veja também:
Alive Travel abre escritório no Dubai

Saiba mais no site do DET.

- Publicidade -
- Publicidade -