spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Diversidade cultural e gastronómica são as mais valias do destino Peru

O Embaixador do Peru em Portugal, Carlos Gil de Montes, à margem de um evento de promoção turística do país na B Travel Xperience Lisboa, destacou a diversidade cultural e gastronómica como mais valias para atrair turistas para o país.

Em conversa com a imprensa, Gil de Montes afirmou que “creio que o Peru oferece algo que é difícil de encontrar noutros países, essa diversidade geográfica” que resulta numa diversidade cultural “que está em toda a parte”, desde locais arqueológicos, a museus, passando pela popular gastronomia peruana.

O Perú “tem 87 dos 160 ecossistemas no mundo” e uma variedade “tremenda de produtos”, e “cada zona tem costumes distintos, trajes típicos que não têm nada a ver com o que há a apenas quilómetros”, algo que de acordo com o Embaixador do Perú em Portugal também é verificável na sua gastronomia.

É um “elemento importante que o Perú tem hoje em dia para difundir a sua cultura”, que se “nutre de dois elmentos, um é a diversidade de produtos que se deve à geografia muito distinta, com diferentes ecossistemas”, enquanto que o “outro elemento é o facto de, ao longo da sua história, ter tido migrações importantes”, e ter recebido povos de outras nacionalidades, como espanhóis, povos de países africanos, chineses, japoneses e italianos, o que “resulta numa cozinha de fusão”, explicou o Embaixador.

Gil de Montes destacou ainda o chef peruano Gastón Acurio como o grande impulsionador da gastronomia peruana no mundo, e deu o exemplo de Lima, que era um “destino de trânsito para muitos turistas que queriam chegar a Cusco e a Machu Picchu” e que agora é “um destino por si só” onde os restaurantes são das principais atracções.

Em relação ao tipo de viagens que são possíveis no Peru, Gil de Montes afirmou que há “opções para todos”, seja em circuito organizado ou sem grandes planos, e possibildiades para “todos os bolsos.

Particularizando o público português, o Embaixador afirmou que “sabemos que o português conhece a América do Sul através do Brasil, e acredito que o Perú pode oferecer um complemento a esse turismo”.

E no que diz respeito a voos, Portugal não tem nenhuma ligação directa regular com o Perú, mas há possibilidades via Madrid, Paris e Amesterdão, e ainda a partir do Brasil, para onde a TAP voa para mais de uma dezena de destinos.

Carlos Gil de Montes afirmou ainda que o objectivo é oferecer o Peru como um destino que cative os portugueses, que de acordo com o Embaixador, que se encontra em Portugal há cerca de sete meses, “não parecem muito diferentes [dos peruanos], no sentido em que gosta de conhecer muitos sítios e são muito acolhedores”, acrescentando que “eu aqui sinto-me em casa”.

O evento na B Travel Xperience Lisboa contou com uma apresentação do destino por parte de Jaime Pérez del Solar, Adido Civil para os Asuntos Comerciais, Investimento e Turismo da Embaixada do Peru, e com uma masterclass de gastronomia peruana que também incluiu Pisco.

- Publicidade -
- Publicidade -