A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) divulgou um comunicado onde se manifesta “muito preocupada com os constantes problemas de atrasos e longas filas de espera no Aeroporto de Lisboa”.
A CTP indica que estas situações recorrentes no Aeroporto de Lisboa, que é gerido pela ANA Aeroportos, empresa detida pelo grupo francês Vinci, “colocam em causa a imagem do turismo nacional, em particular e do país em geral”.
A CTP indica no comunicado que está em contacto permanente com o Governo, e que tem agendada uma reunião com a Ministra da Administração Interna para “exigir esclarecimentos sobre o que se está a passar no Aeroporto de Lisboa, devido nomeadamente às falhas do novo sistema europeu de controlo automatizado de fronteiras”.
A CTP aponta também problemas no Aeroporto de Faro devido a “falhas na implementação nacional do novo sistema europeu de controlo automatizado de fronteiras externas”.
“Uma primeira fase do Entry/Exit System (EES) – ainda sem recolha de dados biométricos de todos os viajantes de fora do Espaço Schengen (início previsto ao final de novembro) -, entrou em vigor no passado Domingo, 12 de Outubro, mas na terça-feira, 14 de Outubro, dia de maior fluxo de passageiros extracomunitários, as falhas nos equipamentos e a falta de recursos da policia de fronteiras, provocaram mais uma vez o caos no Aeroporto de Lisboa, com longas horas de espera e com filas enormes até mesmo nas partidas”, detalha a Confederação.
Veja também: Aeroporto de Lisboa recebeu mais de 10 milhões de passageiros este Verão
Saiba mais no site da CTP.