spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Creta e Santorini: história, praias e paisagens

As ilhas de Creta e Santorini são duas das mais icónicas desta região e um cruzeiro com escala nos seus portos permite ter uma ideia dos seus ambientes.

O PressTUR visitou Creta e Santorini numa escala de cruzeiro, da Celestyal Cruises, que permitiu passear e conhecer um pouco sobre a atmosfera destas duas ilhas tão populares. Estava prevista ainda uma escala em Mykonos, mas não foi possível devido ao mau tempo que assolou a região no início de Abril.

A história de Creta tem um ‘twist’ com cerca de um século, quando Arthur Evans descobriu os Minoanos, um povo que antecede os de Micenas, e identificou o Palácio de Knossos, cujas ruínas, perto de Heraklion, podem ser visitadas.

Os Minoanos estavam ligados às outras ilhas da região por via marítima e dedicavam-se à manufactura de bens não-essenciais como cosméticos, artesanato de luxo e metal trabalhado, bem como transformando objectos do quotidiano com uma personalização minoana. Este povo também descobriu como extrair a cor púrpura de um molusco da sua costa para tingir tecido, e há indícios de terem feito colónias de aquacultura com esta espécie.

Além dos minoanos, vários povos habitaram esta ilha e os seus vestígios são verificáveis num simples passeio pela cidade, como as muralhas bizantinas e árabes, e as venezianas, que são consideradas das muralhas melhor preservadas deste povo. Há também o forte de Koules do tempo dos Otomanos.

Entre os locais a visitar num passeio curto pelas ruas da cidade temos a Catedral de São Titus, a Basílica de São Marcos, a Fortaleza Rocca a Mare, o museu arqueológico, e a Fonte Morosini.

O fim da civilização Minoana está associado ao próximo destino, Santorini, ao largo de onde foram registadas violentas erupções vulcânicas, oriundas da sua caldeira, seguidas de tsunamis.

A famosa ilha de Santorini é sempre uma visita que vale a pena, por mais curta que seja, e permite apreciar a vista das suas encostas para as ilhas da zona central da caldeira, a partir de Fyra.

Há uma série de bares e cafés que permitem desfrutar desta vista acompanhado de um petisco e/ou bebida, mas um passeio por entre as ruas frescas ladeadas por edifícios caiados de branco com apontamentos azuis também é uma opção.

A gelataria Zotos é um convite a refrescar e o sorvete de pistachio (sim sorvete) é uma experiência imperdível para os fãs do fruto.

O anoitecer, que surge quase sempre demasiado rápido, oferece um novo cenário às mesmas ruas e à paisagem da caldeira, mas também indica a hora de regressar ao navio.

O PressTUR viajou a convite da Lusanova

Continua:

Viagem no tempo a Micenas, Epidauro e Canal de Corinto

Voltar ao início:

Grécia: uma viagem à antiguidade com vista para o mar

Atenas: Mergulhar na Antiguidade dentro de uma cidade moderna europeia

Atenas: A Acrópole e o seu impressionante Museu

Éfeso: Vestígios de Roma e Grécia na Turquia

Patmos: do Mosteiro de São João à Caverna do Apocalipse

Rhodes e as colossais muralhas medievais

Creta e Santorini: história, praias e paisagens

Viagem no tempo a Micenas, Epidauro e Canal de Corinto

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas Notícias