O Banco de Portugal divulgou a estimativa preliminar de evolução em Outubro das receitas turísticas, que representam os gastos no país realizados por turistas não residentes, indicando um aumento em 5,6%, que é o segundo mais fraco deste ano.
Até Setembro, inclusive, Portugal teve um aumento médio das receitas turísticas em 9,2%, com 8,9% no último mês, depois de 4,3% em Agosto e 9,1% em Julho, somando um total de 22.239,56 milhões de euros.
O banco central frisa na sua informação que se trata de “valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos) como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos)”.
Adicionalmente, o BdP especifica que a sua informação “baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo”.
Para os gastos dos portugueses em turismo no estrangeiro o Banco de Portugal avançou a previsão de um aumento em Outubro em 6,8%, mais próximo do registado em Setembro (+6,9%).
Os dados do banco central indicam um aumento médio dos gastos dos portugueses até Setembro, inclusive, em 7,6%, atingindo o montante de 5.284,48 milhões de euros.
Veja também: Portugal só precisa igualar receitas turísticas do último trimestre de 2023 para alcançar a previsão do Governo
Consulte aqui o site do Banco de Portugal.