- Publicidade -
- Publicidade -

Costa Quebrada declarada como Geoparque Global da UNESCO

A Costa Quebrada, na região da Cantábria, no Norte de Espanha, foi declarada Geoparque Global da UNESCO.

A Costa Quebrada conta com 20 quilómetros de costa, entre Santander e Miengo, abrangendo também os municípios de Santa Cruz de Bezana, Piélagos, Suances, Santillana del Mar, Polanco e Camargo, totalizando 345 quilómetros quadrados de área, dos quais 270 são área terrestre e 75 áreas marinhas. Esta zona conta com marcos importantes como cúpulas de sal do Triássico, praias de fósseis e estruturas rochosas notáveis.

O comunicado da Turespaña indica que “a distinção reforça o posicionamento turístico da região e junta-se ao património cultural já reconhecio, como a arte rupestre e as estradas históricas, consolidando a Cantábria como um destino de referência na conservação da paisagem e no desenvolvimento responsável”.

Mais detalhadamente, a área declarada Geoparque Global da UNESCO abrange o “Parque Natural das Dunas de Liencres e Costa Quebradas, as áreas Naturais de Interesse Especial do Pozo Tremeo e as Grutas de Pendo e Peñajorao, bem como áreas da Rede Natura 2000: Dunas de Liencres e Estuários del Pas, Área Marinha dos Ilhéus de Portio-IslaConejera-Isla de Mouro, Dunas do Estuário do Puntal e Miera, a gruta da Rogéria e o troço final do rio Pas”.

Veja também: Palácios do Rei dos Contos de Fadas integram lista da UNESCO

Saiba mais no site do geoparque.

- Publicidade -
- Publicidade -