spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Conheça os locais preferidos do historiador portuense Hélder Pacheco

O historiador e investigador da cultura da cidade do Porto, Hélder Pacheco, partilhou alguns dos seus locais de eleição no Quarteirão Atlântico, no Porto.

Para o historiador o Quarteirão Atlântico começa na Cantareira, com destaque para o farol com quase meio milénio, e tem na Rua das Motas uma história especial, pois era onde Camilo Castelo Branco se encontrava com o seu amor proibido, Ana Plácido. O Chalé Suiço, ou Chalé do Carneiro, onde os intelectuais se encontravam, é outro local a não perder para Hélder Pacheco.

O Quarteirão Atlântico continua na Senhora da Luz, na Avenida Brasil, Avenida Montevideu e vai até ao edifício transparente, indica o historiador que sublinha “que na minha opinião ainda não foi descoberto pelos turistas”.

A Rua Nossa Senhora da Luz é considerada por Pacheco o coração da Foz antiga, e aqui ainda é possível ir ao Café Moreira, que figura no vídeo com Hélder Pacheco a desfrutar de um clássico, café e bolo de arroz.

Mas para pausas, o investigador da cultura portuense aponta o Tavi, para uma pausa com alimentação, e o Molhe de Carreiros, para uma pausa romântica para recriação pessoal.

Para refeições mais compostas, e ‘quando ainda era bom garfo’ como refere o historiador, um bife no A Capoeira é uma óptima experiência, ao qual acresce o ambiente “ferozmente portista” bastante apreciado por Hélder Pacheco, que na sua págnia se refere ao Futebol Clube do Porto como “o meu clube”.

Hélder Pacheco refere um monumento fantástico pouco conhecido na cidade, “temos um conjunto de rochas, chamam-lhes as Rochas da Foz, que é um conjunto de rochas que está classificado como Património Natural, que são algumas das rochas mais antigas da história geológica da Humanidade”.

“E temos na Avenida Montevideu aquilo que é considerado a maior colecção de metrosideros, que é uma árvore vinda da Nova Zelândia e da Austrália, uma árvore muito bonita que dá flores vermelhas”, acrescentou ainda.

Os locais a não perder para Hélder Pacheco são o Chalé Suiço ou do Carneiro, a Pérgola, e o Molho de Carreiros.

Este vídeo com o historiador, que também conta com o consultor de marketing Gaspar Leite, está inserido no projecto da Câmara do Porto, que tem um microsite no VisitPorto, que visa promover diferentes zonas da cidade do Porto, dividindo-a em Quarteirões.

Veja: Câmara promove quotidiano do Porto com ‘locais’

Hélder Pacheco lança livro “Porto do tempo na cidade”

Hoje, às 21h, na Fundação Engenheiro António de Almeida, na Rua Tenente Valentim, no Porto, será apresentado o livro “Porto do tempo na cidade” de Hélder Pacheco, com apresentação da jornalista Mariana Correia Pinto, e actuação do Rancho Folclórico do Porto, que via interpretar canções portuenses antigas.

Consulte aqui o microsite da campanha.

- Publicidade -
- Publicidade -