A UN Tourism prevê crescimento turístico em 2025 e aponta os cinco principais desafios para este ano.
A UN Tourism prevê um crescimento das chegadas internacionais em 3% a 5% em relação a 2024, com 64% dos membros do UN Tourism Panel a acreditarem num ano “melhor” ou “muito melhor” que o anterior.
Esta previsão supõe que a recuperação da região da Ásia e Pacífico se mantém, que a maioria das outras regiões mantém um crescimento sólido, que a situação económica se mantém estável, que a inflação continua a cair, e que os conflitos geopolíticos não aumentem.
O UN Tourism Confidence Index indica que cerca de 64% dos membros do UN Tourism Panel acreditam que as perspectivas para 2025 são de um ano “melhor” ou “muito melhor” em comparação com 2024, 26% dos membros espera uma performance similar a 2024, e apenas 9% prevê um ano “pior” ou “muito pior”.
No que diz respeito aos principais desafios, a UN Tourism divulgou cinco daqueles que considera os principais, por ordem.
Mais de 50% dos membros do UN Tourism Confidence Index acredita que os dois principas desafios para o turismo em 2025 vão ser os custos do transporte e o preço das acomodações, bem como outros factores voláteis como o preço do petróleo.
Com base nesta perspectiva, é esperado uma procura elevada por produtos com uma boa relação qualidade-preço.
Os conflitos e riscos geopolíticos, além dos que já estão a decorrer, surpreendentemente são considerados o terceiro principal desafio para o turismo em 2025, seguido dos fenómenos climáticos extremos e da falta de mão-de-obra, em 4º e 5º lugar na lista.
Em relação a tendências para 2025, o painel da UN aponta as práticas sustentáveis e a descoberta de destinos menos conhecidos como as principais para este ano.
A UN Tourism foi conhecida como UNWTO, United Nations World Tourism Organization, ou, em português, OMT, Organização Mundial de Turismo.
Veja também: Turismo internacional recupera “virtualmente” níveis pré-pandemia – UN Tourism
Saiba mais no site da UN Tourism.






