A comissão técnica para estudar a solução aeroportuária para Lisboa, que será liderada por Rosário Partidário, professora Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, já tem equipa definida.
A notícia foi avançada pelo jornal “Público” que avança que Fernando Alexandre, ex-secretário de Estado da Administração Interna no Governo de Passos Coelho, foi seleccionado para liderar a análise económico-financeira.
Para coordenar os estudos de procura aeroportuários e de acessibilidades de infra-estruturas e transportes foi escolhido Daniel Murta, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
A notícia acrescenta que Rosário Macário, professora do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, irá coordenar o grupo de trabalho sobre a planificação aeroportuária, incluindo análise de capacidade e planos de desenvolvimento aeroportuário compatíveis com a evolução de um hub intercontinental.
Para coordenar o estudo das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias a comissão escolheu Paulo Pinho, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Teresa Fidelis, professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, ficará com o estudo da componente de ambiente e Avaliação Ambiental Estratégica.
A vertente jurídica será tratada por Mafalda Carmona, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O “Público” avança que esta lista de nomes já foi aprovada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
A comissão técnica tem até 31 de Dezembro de 2023 para apresentar ao Governo um relatório que permita uma decisão política.
As primeiras cinco opções em análise são Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; e Santarém.