A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência espanhola, CNMC, autorizou a criação da joint-venture entre o Grupo Piñero e a Hyatt.
A CNMC indicou que a concentração da oferta dos dois intervenientes nesta joint-venture, noticiada pelo PressTUR (Hotéis Bahia Principe querem alcançar novos mercados através da parceria Hyatt e Grupo Piñero) não constitui uma ameaça à concorrência efectiva visto que a sobreposição é reduzida.
A entidade detalha que a Hyatt, que controla a Zurich Hotel Investment, fornece serviços de alojamento, gestão e franchising de hotéis em Espanha através das suas subsidiárias, enquanto que o Grupo Piñero presta serviço de alojamento em hotéis sob a marca Bahia Principe.
Este acordo entre a Hyatt e o Grupo Piñero é uma joint-venture asset-light de longo termo, com base em Palma de Maiorca, para a gestão dos Bahia Principe Hotels & Resorts e propriedade da marca.
O comunicado da Hyatt indica que esta joint-venture 50/50 aumenta o portfólio tudo incluído do grupo. São 22 resorts, cerca de 12.000 quartos, incluindo 21 de marca Bahia Principe na República Dominicana, no México, na Jamaica e em Espanha, bem como o Cayo Levantado Resort, na República Dominicana, que integram a Inclusive Collection da Hyatt.
O Grupo Piñero é proprietário dos resorts geridos pela joint-venture e está comprometido em continuar a melohrar os hotéis através de renovações como noticiado pelo PressTUR em “Grupo Piñero factura 987 milhões de euros em 2024“.
Julio Pérez da Bahia Principe será o CEO da joint-venture, com a CEO global do Grupo Piñero, Encarna Piñero, a desempenhar funções de chairman of the board, enquanto que o vice-presidente para as finanças da hotelaria da Hyatt, Izet Mahalbasic, será o chief financial officer.
A Hyatt começou a investir em hotelaria de modelo tudo incluído com a criação das marcas Hyatt Ziza e Hyatt Zilara em 2013 e adquiriu, em 2021, o Apple Leisure Group.
Saiba mais o Grupo Piñero e a Hyatt nos seus websites.