O restaurante Citrus, do Lisbon Marriott Hotel, anunciou que recebeu a certificação internacional The PLEDGE on Food Waste, que distingue o seu “compromisso na redução de desperdício alimentar”.
O Citrus é o primeiro restaurante em Portugal a receber esta certificação, que distingue o “compromisso na redução de desperdício alimentar, através de práticas sustentáveis, formação e inovação no sector”.
O The PLEDGE on Food Waste é uma certificação atribuída com base em “critérios exigentes e práticas sustentáveis, alinhadas com os objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU, nomeadamente o objectivo de reduzir para metade o desperdício alimentar global até 2030”.
O objectivo é “medir, reduzir e prevenir o desperdício em todas as etapas do serviço, promovendo uma transformação real nas rotinas de cozinha e na forma como os clientes se relacionam com os alimentos”.
O Citrus desenvolveu uma estratégia de optimização do menu, um planeamento mais eficiente da produção e um reforço do controlo diário de sobras e excedentes, reduzindo em 30% o desperdício alimentar desde o início deste ano de 2025.
“É uma responsabilidade de todos – e começa com pequenas mudanças”, afirma sobre o desperdício alimentar o chef Dominic Smart, responsável pela cozinha do Citrus, citado em comunicado, acrescentando que “reduzir não significa perder qualidade. Pelo contrário: é uma oportundiade de elevar a experiência gastronómica e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta”.

Veja também: Hotel Mundial em Lisboa vai integrar a Renaissance Hotels da Marriott
Saiba mais no site do hotel dedicado ao Citrus.





