O Conselho de Cidadãos de Planeamento de Quintana Roo, através de Juan Ignacio Athie, indicou que o planeamento da região deve dar prioridade a melhorar a experiência do turista, ao invés de aumentar o número de hotéis/quartos.
Esta afirmação é uma reacção de Juan Ignacio Athie à quebra de turistas na região no ano de 2025. Citado pelo Reportur norte-americano, Athie afirma que tem sido privilegiado o desenvolvimento de mais quartos de hotel sem ter em conta as necessidades que isso implica, nomeando a migração, o desenvolvimento hoteleiro, a qualidade do serviço e a segurança.
Nos últimos dez anos, o número de quartos aumentou 40% nesta região.
O representante do conselho indicou ainda que uma solução pode passar pela certificação dos destinos turísticos, como acontece com governos municipais, hotéis e trabalhadores do sector. Athie justifica que sem haver um tipo de análise abrangente de todos os factores, como sugere uma certificação, a recuperação económica não vai ser possível.
Em relação a motivos para a quebra de turistas, Athie aponta a redução de voos devido a ordem dos Estados Unidos, por falta de acordos políticos, além da eliminação de rotas por companhias aéreas que retiraram aeronaves para manutenção.
O Aeroporto Internacional de Cancún registou -3,5% de passageiros que no ano de 2024, o que representa menos 1.065.982 visitantes. Apesar da quebra, o aeroporto recebeu 29,3 milhões de passageiros e continua a liderar os aeroportos mexicanos no que diz respeito a entrada de turistas.
Veja também:
Hoteleiros de Quintana Roo queixam-se de falta de promoção federal
Saiba mais no site da região.





