A Casa do Alentejo, na rua das Portas de Santo Antão em Lisboa, vai celebrar 100 anos de história com uma Comissão de Honra composta por 100 personalidades e entidades, e um programa cultural com o ponto alto no dia 10 de Junho, data de fundação do espaço.
O programa de comemorações oficial e a Comissão de Honra do centenário vão ser apresentados hoje numa cerimónia pública a decorrer às 16h em Lisboa. A iniciativa “100 anos – Por Amor ao Alentejo” tem um programa que vai contar com actividades como o lançamento do livro do centenário, a inauguração de uma escultura do escultor alentejano Jorge Pé Curto no Páteo Árabe, e ainda exposições de fotografia e pintura “que prometem revisitar a presença e a influência alentejana na região de Lisboa durante os últimos 100 anos”.
No dia 10 de Junho, data oficial da fundação da Casa do Alentejo, vai decorrer uma sessão solene dedicada à celebração do centenário.
O programa cultural, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, vai ter várias semanas temáticas e termina com um grande espectáculo sob o mote “É tão grande o Alentejo”.
A Comissão de Honra do centenário é composta por personalidades como o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, os presidentes de diversos municípios do Alentejo, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, os artistas Maria João Luís, Vitorino e Janita Salomé, o Comendador Rui Nabeiro, entre outros.
O presidente da Casa do Alentejo, João Proença, foi citado em comunicado, afirmando que “a importância deste gesto comemorativo, não só como merecida homenagem ao papel fundamental que a Casa do Alentejo tem desempenhado ao longo destes 100 anos na região da Grande Lisboa, mas como acto de afirmação e expressão de força do que continuará a constituir para o futuro da cidade, como uma embaixada da região alentejana em todas as suas vertentes, enquanto pólo cultural, social, económico, gastronómico e associativista”.






