spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Brecha da Arrábida é Heritage Stone

A Brecha da Arrábida, rocha ornamental da região de Setúbal, foi classificada como Heritage Stone (Pedra Património Mundial) pela UNESCO, o terceiro caso em Portugal e o 32º em todo o mundo.

A Subcomissão do Património Geológico da IUGS – International Union of Geological Sciences, parceira da UNESCO na área da geociência, atribuiu a distinção. Este tipo de pedra foi utilizado como rocha estrutural desde a Época Romana até ao século XV, quando passou a ser utilizada como rocha ornamental associada aos estilos Manuelino e Barroco.

De acordo com o website da Câmara Municipal de Setúbal, é possível encontrar aplicações desta rocha em edifícios como o Convento de Jesus, a Fortaleza de São Filipe e a Casa do Corpo Santo.

A investigação que resultou nesta distinção foi conduzida por um conjunto de cientistas liderado por José Carlos Kullberg, presidente da Sociedade Geológica de Portugal e investigador da GeoBioTec da Nova School of Science and Technology, com António Prego, Luís Lopes, Tiago Alves e Rúben Martins.

A publicação desta investigação na revista Geoheritage define um plano de protecção que inclui a “colocação em local protegido dos últimos blocos de pedra extraídos na pedreira do Jaspe, antes da interdição das pedreiras no Parque Natural da Arrábida, para que possam ser usados no restauro de monumentos”.

O mármore de Estremoz e o calcário Lioz são os outros dois tipos de rocha classificadas pela International Union of Geological Sciences.

- Publicidade -
- Publicidade -